Exportações de carne bovina: pequeno crescimento em fevereiro 2015
10 de março de 2015
Rebanho bovino dos EUA e do Canadá aumentam levemente em janeiro
10 de março de 2015

China deve importar mais carne bovina em 2015

O Business Monitor International (BMI) prognosticou um novo crescimento das compras externas de carne bovina para 2015, após três anos de aumento muito forte nas importações. A consultora BMI, dedicada à análise de países, indústrias e mercados financeiros, considera que a falta de carne bovina é estrutural na China e que se prolongará, pelo menos, até 2018, de forma que sua demanda por carne estrangeira seguirá sendo forte.

A pecuária chinesa continuará com suas mudanças estruturais nos próximos anos, com uma profissionalização das práticas, especialmente na produção de bovinos e suínos. Apesar desses avanços, o maior apetite por carne bovina fará com que a demanda do produto importado, em curto e médio prazos, mantenha-se alta.

Os padrões de consumo na China estão mudando, não somente em termos de quantidade, mas também do tipo de carne. A suína, que sempre foi a favorita, está perdendo participação em favor da carne bovina e aviária. Os produtos processados e embutidos estão sendo usados como substitutos em pratos tradicionais em casa devido à tendência de um estilo de vida mais dinâmico.

Embora à primeira vista esse prognóstico pareça promissor para os países exportadores, na opinião do Valor Carne, o crescimento das importações chinesas de forma isolada é insuficiente para avaliar seu impacto sobre o mercado internacional.

Dado que o forte crescimento das importações de Hong Kong e do Vietnã, nesses mesmos anos, destinou-se em boa medida ao mercado chinês, através dos chamados canais cinzas, requer-se uma avaliação conjunta dos três mercados. Do contrário, se o aumento das compras chinesas foram feitas às custas de reexportações de algum desses outros países, possivelmente o impacto sobre o mercado mundial seja nulo.

Fonte: Valor Carne, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress