Adesão ao Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Animal será incentivada
5 de agosto de 2019
Trump assina acordo que facilita exportação de carne bovina americana para UE
5 de agosto de 2019

China deixa de ser maior parceiro comercial dos EUA em meio a disputa

A China perdeu seu lugar como principal parceiro comercial dos Estados Unidos durante a primeira metade de 2019, com as importações e exportações entre as duas maiores economias do mundo recuando, em meio a contínuas disputas tarifárias entre Washington e Pequim.

As importações de produtos chineses pelos EUA caíram 12% nos primeiros seis meses de 2019 em relação ao ano anterior, enquanto as exportações de bens americanos para aquele país caíram 18%, apontou o Departamento de Comércio nesta sexta-feira, em seu relatório comercial mensal.

O valor total do comércio bilateral com a China, de US$ 289,69 bilhões no primeiro semestre do ano, ficou abaixo dos montantes comercializados com o Canadá e o México pela primeira vez em mais de uma década.

O declínio nos fluxos de comércio atingiu os lucros dos agricultores e multinacionais dos EUA e fez com que importadores precisassem reorganizar suas complexas cadeias de fornecimento globais para eletrônicos, maquinaria e commodities. O dado também destaca o impacto crescente do esforço do presidente Donald Trump para negociar melhores condições para as empresas americanas na China e reduzir o déficit comercial dos EUA.

Em meio a um progresso lento nas negociações com Pequim, Trump anunciou na quinta-feira 10% de tarifas sobre outros US$ 300 bilhões em produtos chineses que, em contraste com as tarifas anteriores, incluem produtos populares como vestuário, brinquedos e celulares.

“Se eles não quiserem mais negociar conosco, tudo bem para mim”, disse Trump a repórteres ontem. “Até que haja um acordo, vamos cobrar tarifas deles.”

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress