Índice de Preços dos Alimentos da FAO teve a maior queda mensal desde dezembro de 2017
2 de agosto de 2018
Marfrig recompra unidades de confinamento por R$ 95 milhões
3 de agosto de 2018

China aumenta gradativamente importações de carne bovina

O consumo total de carne bovina na China em 2018 foi estimado em 8,5 milhões de toneladas, perdendo apenas para os EUA, de acordo com o Serviço Agrícola Estrangeiro do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Em uma base per capita, isso é pouco mais de 6 quilos (base de carcaça) ou cerca de 4,26 quilos por pessoa (base de varejo).

Este nível é de 16 por cento do consumo de carne bovina de varejo projetado nos EUA em 2018, de 26,17 quilos per capita. Na China, o consumo de carne bovina é de cerca de 11% do consumo total de carne, atrás de frango (15%) e carne suína, que é muito popular e representa 74% do consumo de carne. Estes valores não incluem peixe e marisco, que são muito populares na China.

O consumo de carne bovina na China é baixo, mas está aumentando. Apesar de ser um grande país produtor e consumidor de carne bovina por muitos anos, a China nunca participou muito dos mercados globais de carne bovina até recentemente. Desde 2014, o consumo de carne bovina superou a produção doméstica e as importações chinesas de aumentaram acentuadamente.

Em 2016, a China ultrapassou o Japão como o segundo maior país importador de carne bovina. No ritmo atual, a China poderia ser o maior país importador de carne bovina do mundo em mais um ano ou dois. Mais de 95% das importações chinesas de carne são provenientes do Brasil, Uruguai, Austrália, Nova Zelândia e Argentina.

As exportações de carne bovina dos EUA para a China recomeçaram em 2017 após uma ausência de quase 14 anos e estão se desenvolvendo muito lentamente. Nos últimos 12 meses, as exportações para a China representaram 0,6% das exportações totais de carne bovina dos EUA.

Qual é o potencial futuro da carne bovina dos EUA na China? Além dos obstáculos adicionais devido à atual guerra comercial, a construção de mercados para a carne bovina dos EUA na China enfrentará vários desafios. O preço é um deles.

A carne bovina é cara na China em relação a outras carnes, ainda mais do que nos EUA. Embora a demanda crescente de carne bovina na China seja o resultado de uma população urbana de rápido crescimento, a carne continua sendo cara para muitos consumidores. Carne bovina importada dos EUA é especialmente cara.

O maior desafio para a carne bovina dos EUA é o papel da carne bovina na culinária chinesa. A China não é uma terra de churrascarias, embora os restaurantes de steaks de estilo ocidental estejam crescendo em popularidade e representem a demanda mais imediata de carne bovina dos EUA. Esta demanda é pequena, mas está se expandindo.

A culinária chinesa é caracterizada pelo hot pot, pratos fritos e churrasco chinês que usam pequenas quantidades de carne em pedaços ou em fatias finas, em vez de grandes cortes de carne. Os miúdos são muito populares e mais acessíveis para muitos consumidores.

Em todos os mercados, a qualidade da carne é definida pelas preferências do consumidor e pela maneira como o produto é usado. A carne bovina americana altamente marmorizada não representa necessariamente qualidade adicional em muitos pratos chineses. Isso faz com que a carne bovina dos Estados Unidos seja ainda mais cara em relação à carne bovina chinesa e à maior parte da carne bovina importada. Isso não quer dizer que não haja potencial para a carne bovina dos EUA na China.

No entanto, isso ilustra que um maios acesso ao mercado chinês não é simplesmente uma questão de enviar bifes dos EUA para a China. A equipe da Federação de Exportação de Carnes dos EUA na China está buscando um esforço inovador e dedicado para aumentar a participação de mercado da carne bovina dos EUA. Há um potencial considerável para a carne bovina dos EUA na China, mas levará tempo, paciência e persistência.

Fonte: Artigo de Derrell S. Peel, da Oklahoma State University Livestock, publicado no Farm Talk, traduzido e adaptado pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress