Mercado Físico da Vaca – 08/07/10
8 de julho de 2010
Nelore Brasil: PGP do Zebu está a todo vapor (vídeo)
12 de julho de 2010

CFM inicia a escolha dos touros do Megaleilão 2010

A escolha de reprodutores com avaliação genética positiva (DEPs - Diferença Esperada na Progênie - positivas) para os acasalamentos representa o ponto de partida para o pecuarista que deseja, de fato, imprimir melhoramento genético ao seu rebanho. As DEPs e o CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) representam, hoje, o principal atestado de confiabilidade sobre a qualidade do material genético que está sendo ofertado, e o mercado cada vez mais enxerga e entende este benefício incontestável.

A escolha de reprodutores com avaliação genética positiva (DEPs – Diferença Esperada na Progênie – positivas) para os acasalamentos representa o ponto de partida para o pecuarista que deseja, de fato, imprimir melhoramento genético ao seu rebanho. As DEPs e o CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) representam, hoje, o principal atestado de confiabilidade sobre a qualidade do material genético que está sendo ofertado, e o mercado cada vez mais enxerga e entende este benefício incontestável.

E é baseado nessa premissa que a Agro-Pecuária CFM tem pautado seu programa de melhoramento genético do Nelore CFM, iniciado há mais de 30 anos, se valendo de rigoroso processo de seleção, baseado em avaliações e medições periódicas do rebanho, garantindo, assim, que o pecuarista adquira somente os melhores animais de cada safra.

A fim de aumentar esse grau de certeza, a CFM indica que o pecuarista verifique em detalhes os dados da prova de cada animal pretendido, pois, assim, será possível conhecer os pontos fortes da avaliação do touro, que farão dele o reprodutor ideal para ser o pai das futuras gerações da sua fazenda, incorporando estes benefícios no seu rebanho.

Primeiramente, é fundamental que o comprador conheça os pontos da genética do seu rebanho que ele quer melhorar e buscar, no momento da compra, somente animais que tenham tido avaliação positiva nessas características, explica Luis Adriano Teixeira, coordenador de pecuária da Agro-Pecuária CFM. No caso específico do Megaleilão CFM, todos os animais estão no topo da avaliação genética, ou seja, estão entre os TOP 5% da sua safra. “Em outras palavras, isso significa que o pecuarista vai levar para sua fazenda somente a “nata” da genética CFM”, argumenta Luis Adriano.

Mas, para quem acha que a tarefa é muito difícil, o especialista da CFM explica que a escolha é bem simples. Por exemplo, se o pecuarista busca aumentar a fertilidade das suas matrizes é importante que ele busque touros de melhores DEPs para perímetro escrotal e PP14 (probabilidade de prenhez aos 14 meses de idade). Já aqueles que procuram melhor peso de abate e rendimento de carcaça dos produtos, a busca deve priorizar as DEPs de peso ao sobreano e musculatura. “Um produtor de bezerros desmamados não pode jamais descuidar de escolher touros com altas DEPs para peso ao desmame”, finaliza.

Para o pecuarista que já agendou sua vinda ao Megaleilão e Megaloja deste ano, fica a dica da CFM para não se preocupar, pois a equipe de técnicos especializados da CFM estará pronta para fazer a maior parte deste serviço para o cliente.

Os mais de 1.000 touros Nelore CFM e 300 fêmeas, que irão à venda nos dias 11, 12 e 13 de agosto, em São José do Rio Preto/SP, já estão apartados e separados por lotes de acordo com os resultados da avaliação genética. Essa divisão é feita com base no Índice CFM que é composto por peso a desmama, ganho de peso pós desmama, musculatura e perímetro escrotal.

Quanto mais alto o índice, melhor a produção dos filhos e filhas, por isso a CFM separa os touros de índice CFM mais altos para a oferta do Megaleilão, onde também serão colocados à venda os TOP 10 – os melhores touros de toda a safra – e mais 400 touros com alto índice CFM. Na Megaloja serão mais 600 touros, com Índice CFM acima de 4,0 pontos, vendidos em sistema de venda direta.

Nesta semana, a equipe da CFM está em plena apartação dos touros a serem ofertados no Megaleilão e Megaloja para então dar início ao catálogo de venda da maior oferta de touros certificados que em breve já estará disponível para consulta de todos os clientes.

Para mais informações preencha o formulário abaixo.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress