Mercados Futuros – 23/05/08
23 de maio de 2008
Carne melhor com manejo cuidadoso
27 de maio de 2008

CFM detalha os critérios de avaliação do Nelore CFM

Maio é um mês muito importante no calendário da pecuária de corte, já que engloba três dos manejos mais decisivos para se auferir a lucratividade das fazendas de produção. Nessa fase, ocorrem a desmama, o toque para diagnóstico de gestação e a avaliação de sobreano (18 meses de idade). Assim é possível avaliar o rebanho e conhecer o tamanho do plantel que estará disponível ao produtor no semestre seguinte.

Maio é mês de avaliações na fazenda, alerta especialista da CFM

Maio é um mês muito importante no calendário da pecuária de corte, já que engloba três dos manejos mais decisivos para se auferir a lucratividade das fazendas de produção. Nessa fase, ocorrem a desmama, o toque para diagnóstico de gestação e a avaliação de sobreano (18 meses de idade). Assim é possível avaliar o rebanho e conhecer o tamanho do plantel que estará disponível ao produtor no semestre seguinte.

Na Agro-Pecuária CFM, maior fornecedor de touros Nelore com CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) do país, o período de desmama abre a temporada dos leilões de produção. “O valor do bezerro à vista continua firme e já ultrapassou a marca de R$ 605,00, segundo indicador Esalq/BM&F, do dia 12 de maio, mostrando ser um bom período para investir em cria”, salienta Luis Adriano Teixeira, coordenador de pecuária da CFM.

Por ocasião da desmama, o produtor também pode efetuar a seleção das melhores matrizes, levando em consideração a habilidade materna através do peso de desmama. Ele deve acompanhar o desenvolvimento da gestação e período de aleitamento dos bezerros para estabelecer um plano de descarte de acordo com as suas necessidades. “Na CFM, há mais de 30 anos, todas as vacas vazias ou que o bezerro não chegou ao desmame [morreram] são descartadas para abate e, conforme a taxa de prenhez total, também descartamos as vacas que desmamaram os bezerros mais leves, ou seja, é uma pressão de seleção para habilidade materna muito forte” complementa Luis Adriano.

Essas medidas de descarte das matrizes improdutivas (vazias) e de baixa produtividade (baixo peso de desmama dos bezerros) são medidas simples e imprescindíveis para um manejo funcional e que busca a rentabilidade da produção de carne a pasto. Vaca improdutiva é gasto na fazenda, não gera receita, e precisam ser descartadas e substituídas por fêmeas precoces – de genética mais nova – que aumentarão a produtividade da propriedade.

A realização do toque aliado ao manejo de desmama é uma ótima ferramenta para adequar a lotação da fazenda para a próxima seca, pois as fêmeas “descarte” (vazias, morte de bezerro e baixa produtividade) podem ser destinadas para o abate, venda ou, ainda, para terminação em confinamento e aliviar a quantidade de animais no pasto, favorecendo o desempenho dos animais produtivos que ficarão nas pastagens.

Em abril, a CFM também realizou a coleta dos dados de sobreano, utilizando, como base, a pesagem e a avaliação visual de Conformação Precocidade e Musculatura (CPM), a medição de altura dos machos e fêmeas e o perímetro escrotal dos machos.

Esses dados são reunidos com as informações do animal, desde a reprodução, nascimento e desmama, para completar o histórico de desempenho de toda vida útil de todos os animais do rebanho.

O material para avaliação genética é enviado, em maio, para a Universidade de São Paulo (USP), em Pirassununga-SP, para o cálculo das DEPs, Diferença Esperada na Progênie, pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMA) sob a coordenação dos professores Joanir Eler e José Bento Ferraz.

O cálculo da DEP, uma exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), avalia todas as características do animal e serve para a emissão do CEIP, concedido apenas aos projetos pecuários comprovadamente melhoradores. Esses animais, identificados individualmente, têm a produção acompanhada ano a ano para comprovar ganhos de produtividade, e somente os projetos com melhoria a cada geração é que continuam com a outorga para emissão do CEIP. “Essa é mais uma garantia que produtor que usa touros com CEIP terá melhor produtividade nas futuras gerações” enfatiza Luis Adriano.

“Esse é um momento muito importante, pois é a partir da avaliação genética que identificaremos os candidatos a touros da próxima safra, na qual apenas 20% a 30% da cabeceira de plantel será comercializada como reprodutores”, explica o coordenador da CFM. De um total de, aproximadamente, 8.500 machos nascidos, apenas os melhores 2.000 serão comercializados, comprovando o rigor de seleção da CFM.

A qualidade comprovada pelo CEIP se atesta pela extensão e nível de detalhamento do processo avaliativo, realizado pela CFM. Todos os animais da empresa são submetidos à avaliação completa, do nascimento ao sobreano, em um sistema de produção 100% a pasto, melhorando a qualidade das informações e a confiança que os touros selecionados irão produzir bezerros (as) com excelente ganho de peso em qualquer fazenda do país.

“Para quantificar esse progresso, nos últimos 10 anos melhoramos em mais de 20 kg o potencial genético dos animais ao sobreano, isso é um ganho efetivo de produção e qualidade”, conclui Teixeira.

Para mais informações preencha o formulário abaixo.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress