Sérgio Barbieri: não adianta produzir, querer valor pelo produto, se na outra ponta o consumidor não estiver estimulado
28 de maio de 2013
Marfrig: unidade de frangos no RS é colocada à venda
28 de maio de 2013

Celina Maciel: nossa classe produtora deve se conscientizar da importância de produzirmos carne de qualidade

No dia 5 de abril foi realizado o Beef Summit Sul, em Porto Alegre – RS. O evento foi organizado pelo BeefPoint, em parceria com a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). O Beef Summit Sul reuniu nomes de sucesso do agronegócio para discutir e debater os rumos da pecuária de corte no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

No dia do evento, o BeefPoint homenageou as pessoas que fazem a diferença na pecuária de corte no Sul do Brasil através de um prêmio. Houve vários finalistas, em 19 categorias diferentes.

Os nomes foram indicados pelo público; em uma primeira etapa, através de um formulário divulgado pelo BeefPoint. Na segunda etapa, o público escolheu através de votação, o vencedor de cada categoria. Para conhecer melhor essas pessoas, o BeefPoint preparou uma entrevista com cada um deles.

Confira abaixo, a entrevista com Celina Maciel, uma das indicadas ao Prêmio BeefPoint Edição Sul, na categoria Produtor de rústicos – Hereford e Braford.

celina maciel

Celina Gladys Albornoz Maciel mora em Sant’Ana do Livramento – RS. É administradora de empresas e proprietária da Estância Bela Vista, produtora de genética das raças Polled Hereford e Braford.

BeefPoint: Qual o maior desafio da pecuária de corte do sul do Brasil hoje?

Celina Maciel: Produzir carne de qualidade, explorando o nosso grande diferencial de criarmos raças britânicas que aliam características que nos propiciam produzirmos animais a pasto com maciez, gordura e sabor que caracterizam a carne produzida no Sul do país.

BeefPoint: Qual o exemplo de pecuária do futuro no sul do Brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?

Celina Maciel: A pecuária no Sul do Brasil hoje se caracteriza por uma mudança de mentalidade do produtor rural, buscando a introdução nas suas propriedades de tecnologia e utilização de ferramentas que propiciam um incremento nos índices de produção e a busca constante no investimento em genética, gerando com isto a melhoria da qualidade dos animais produzidos no Rio Grande do Sul.

Tenho muita admiração pelo Dr. Eduardo Macedo Linhares, um empresário rural que considero um exemplo a ser seguido como patriarca de uma família e um homem que esteve sempre à frente do seu tempo.

BeefPoint: Como podemos vender a carne do sul do Brasil de forma diferente e especial, em outras regiões do Brasil e no exterior?

Celina Maciel: Acredito que o nosso grande diferencial está na qualidade da carne que produzimos a pasto e no nosso know-how em produção pecuária, tenho convicção que hoje a genética produzida no Sul do Brasil está equiparada com o Uruguai e Argentina, que são tradicionais países produtores de animais de qualidade.

BeefPoint: Qual inovação / novidade na pecuária de corte você mais gostou dos últimos anos? O que estamos precisando em inovação?

Celina Maciel: Nos últimos anos, sem dúvida, o surgimento dos Programas de Carne de Qualidade foi um grande avanço na pecuária do Rio Grande do Sul, pois eles valorizaram as nossas raças e difundiram a nossa genética em todo o país e no exterior.

Acredito que chegou o momento de também exportarmos o nosso material genético para outros países, através da exportação de sêmen e embriões.

BeefPoint: O que o setor poderia / deveria fazer para aumentar sua competitividade no sul do Brasil?

Celina Maciel: O setor deve buscar o aumento dos índices de natalidade e desmame, sempre visando a produção de animais de qualidade, para conseguirmos ter um incremento em número de cabeças no Rio Grande do Sul. Esse incremento de número de terneiros anual incidirá diretamente em toda a cadeia produtiva.

BeefPoint: O que você implementou de diferente na sua atividade em 2012?

Celina Maciel: Estamos ano a ano introduzindo em nossa empresa a utilização de novas tecnologias, para produzirmos animais genéticamente superiores e termos um grande diferencial nos animais produzidos na nossa fazenda.

BeefPoint: O que você fez em 2012 que te trouxe mais resultados?

Celina Maciel: A oferta de animais diferenciados para um consumidor cada vez mais exigente em termos de qualidade e a nossa satisfação pelo resultado alcançado. Pelo 6º ano consecutivo, a Bela Vista conquistou as maiores médias da raça Braford em touros rústicos nos remates da primavera no Rio Grande do Sul.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2013? E porquê?

Celina Maciel: Em 2013, nossa meta é seguir a nossa trajetória de produzir qualidade em todo o segmento da nossa atividade, satisfazendo os nossos clientes de reprodutores e fornecendo aos nossos parceiros, que adquirem nossos animais para abate, um produto final com ótimo acabamento e rendimento de carcaça.

BeefPoint: Qual sua mensagem para os pecuaristas?

Celina Maciel: Penso que a nossa classe produtora rural deve se conscientizar da importância de produzirmos carne de qualidade, pois somente dessa maneira podemos competir com outros mercados.

BeefPoint: Qual sua mensagem para a indústria frigorífica e varejo?

Celina Maciel: A conscientização da importância da valorização dos nossos produtos, pois toda a cadeia produtiva (produtor, frigorífico, varejo e consumidor) busca uma palavra: qualidade. Essa palavra só será ouvida se o produtor conseguir produzi-la.

Post relacionado:

Beef Summit Sul: confira a lista de homenageados do Prêmio BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress