Boi gordo: com pouca oferta, indicador sobe para R$ 103,30/@
28 de julho de 2011
Atacado – 28/07/11
28 de julho de 2011

Celebrando o agro, celebrando a pecuária – orgulho #souagro

Estive numa das maiores festas agrícolas do Canadá, o Calgary Stampede, participando de um evento paralelo, um workshop sobre mercado internacional da carne. Os organizadores do workshosp fizeram questão de marcar para a mesma semana do Calgary Stampede. Queriam que todos os presentes pudessem vivenciar esse grande evento.

Estive numa das maiores festas agrícolas do Canadá, o Calgary Stampede, participando de um evento paralelo, um workshop sobre mercado internacional da carne. Os organizadores do workshosp fizeram questão de marcar para a mesma semana do Calgary Stampede. Queriam que todos os presentes pudessem vivenciar esse grande evento.

O Calbary Stampede é uma grande celebração do agro, uma celebração da pecuária. Em uma semana mostram para o mundo (e para a cidade) um grande orgulho de fazer parte do agro. Todos na cidade usam chapéus e botas de cowboy (depois da festa, voltam a seus trajes normais do dia-a-dia).

O ponto alto da festa são as corridas de carroça, cada uma com um condutor e quatro cavalos de corrida. Uma grande diversão e adrenalina. Há todas as outras modalidades de rodeio, mas o destaque e exclusividade é a corrida de carroças.

Em tempo, no avião da viagem de ida, encontrei com uma comitiva de organizadores do rodeio de Barretos, que estão montando uma parceria com eles sobre como lidar com questões de bem-estar animal. Lá, como aqui, precisam lidar com todos da sociedade e saber responder e agir é o ponto fundamental.

Você pode estar se perguntando: mas o que essa feira tem de diferente de um rodeio ou feira agropecuária daqui do Brasil?

Eu percebi um cuidado muito grande em comemorar o agro, a pecuária, em tudo que eles fazem por lá. Havia um orgulho amigável no rosto das pessoas que organizam o evento, que fazem a festa. O clima era muito bom. Em alguns stands, havia produtores, pecuaristas explicando a pecuária, explicando como produzem, como vivem, contando suas histórias.

Tudo num clima muito amigável e tranquilo. Parecia que estava dizendo: “venham conhecer o que fazemos, temos muito orgulho disso tudo e queremos que vocês também conheçam e compartilhem”. Fiquei pensando, rindo sozinho: vai ser difícil alguém querer brigar com esse sujeito tão bonachão. E pensando em como vem sendo o discurso do agro, da pecuária da sociedade. Será que não podemos ser mais amigáveis, sem perder a postura?

Havia uma grande presença de estrangeiros e até uma série de serviços especiais, um local reservado para visitantes estrangeiros com bebidas, comida e até música ao vivo. Tudo para receber bem ao mesmo tempo em que se promovia tudo relacionado ao agro canadense.

Temos isso no Brasil, mas podemos dar mais atenção, mais cuidado a esse detalhe.

Vamos nos lembrar que “Não comunicar cria um vácuo que é preenchido por maldade, desinformação e mentira”. Em muitos casos, por omissão do setor, por omissão de cada um de nós, nossa história está sendo preenchida pela maldade e pela mentira.

Celebrando os luxos rurais – Expointer

Em breve teremos a Expointer, uma das principais feiras agropecuárias do Brasil. O ponto que mais me chama atenção nessa feira é seu cuidado com as tradições, com a emoção da pecuária gaúcha.

A feira tem inúmeras possibilidades de se vivenciar a tradição, a cultura, o jeito gaúcho de se fazer pecuária. Isso tem um valor muito grande.

A pecuária de corte vai precisar ir mais e mais nesse caminho. Buscar a qualidade e a diferenciação, pois o preço da carne bovina é mais alto que das outras proteínas e essa diferença deve aumentar ainda mais. Toda vez que alguém compra carne bovina está afirmando: “eu prefiro comprar esse produto mais caro do que outro mais barato”, talvez pelo sabor, pela tradição, pela ocasião especial que deseja comemorar. Precisamos pensar e trabalhar levando isso em conta.

A Expointer é a melhor demonstração brasileira de celebração da tradição e cultura da pecuária brasileira que eu conheço. Podemos e devemos usar isso mais para promover e divulgar a pecuária e seus produtos, de forma pro-ativa e com orgulho.

Movimento Sou Agro #souagro

Há poucas semanas, se iniciou no Brasil um trabalho muito bem feito de promoção do agro para a sociedade. Estou muito satisfeito com o que vi até agora, em especial por saber que a iniciativa não é apenas uma ação de publicidade. Há muito mais sendo feito para promover e explicar o agro para a sociedade brasileira.

O trabalho é feito de uma forma muito inteligente. Se você ainda não viu, sugiro que acesse os vídeos (http://bit.ly/videos-souagro) e o site (www.souagro.com.br).

É claro que o agro tem problemas. É óbvio, como todo e qualquer setor. Não podemos deixar que o “vácuo da não comunicação seja preenchido por maldade, desinformação e mentira”. Já temos nossos inimigos e implicantes de plantão, que são bons de comunicação. Agora é a nossa vez de sermos bons, muito bons de comunicação.

O tom, o clima dessa campanha deve ser um alegre e despretensioso orgulho do que fazemos. E o que mais gosto é que tem emoção e orgulho nessa iniciativa.

Orgulho de ser agro

O momento de mostrar o orgulho #souagro chegou. Precisamos lidar com nossas questões, boas e ruins, com maturidade e pró-atividade. Resolvendo, melhorando e contando nossa história. Temos muita, muita coisa boa para contar.

Celebrar o agro vai melhorar a forma como nós mesmos nos vemos e também como a sociedade nos vê.

11 Comments

  1. Ana Claudia Ambiel disse:

    Miguel, parabéns pelo texto e pelo seu trabalho que acompanho on line há tempo.

  2. Fernando César Nunes Saltão disse:

    Excelente Miguel!! Parabéns!

  3. Liodeir Rodrigues Carvalho disse:

    Estamos melhorando nossa capacidade de comunicar.

    Vamos manter nosso jeito bonachão (não brigar), alegre, amigável, transparente …

  4. Leonardo Patta Floriano disse:

    Brilhante Miguel!! Parabéns!

  5. Carlos Gomes de Oliveira disse:

    É muito bom perceber que este movimento de "consciência coletiva" vem agregando mais pessoas para fomentar e se orgulhar da nossa AGRO. Afinal, apesar da diversidade que existe no nosso país tão continental, este sentimento e esta consciência das nossas virtudes e nossos problemas estão sendo discutidos de uma forma honesta e profissional na maioria dos lugares.  Este artigo vem endossar esta idéia, é um sentimento que cresce a cada dia e logo se tornará uma realidade. PARABÉNS !!

  6. Gil Marcos de Oliveira Reis disse:

    Caro Miguel,

    Há algum tempo atrás, publiquei o artigo "Em Busca do Apóstolo Paulo, com a campanha "Souagro", finalmente o encontraram.

  7. celso brandão de oliveira disse:

    Parabéns pela matéria.

    Precisamos agora mostrar para a população urbana o valor do agronegócio para o país. A campanha sou agro ficou muito boa basta colocá-la na grande mídia nacional e não apenas nos canais ligados ao campo.

    Temos muito orgulho de sermos pecuaristas e agricultores, então vamos colocar isso em prática.

  8. Bruno Augusto Matricardi disse:

    Concordo! PARABÈNS..

  9. wagner martins borges disse:

    Parabéns, é isso aí, o que presisamos é elevar nossa auto-estima e mostrar para toda a sociedade brasileira  nosso real valor e dar uma basta para essa ONGs, e alguns políticos e partidos com interesses excusos e inconfesáveis .

    VIVA O BRASIL AGRO

    WAGNER BORGES

  10. Breno J P Barros disse:

    Parabéns MIguel a frase:  "Não comunicar cria um vácuo que é preenchido por maldade, desinformação e mentira",  é a base dos nossos problemas mais modernos. Não basta produzir bem, contra a nossa tradição (nossa habilidade é produzir), temos que nos embrenhar por outros caminhos. Temos que dar explicações e mostrar a importância e qualidade do que fazemos.

  11. Flavio Salvadego disse:

    Grande Miguel! Esse é o caminho. A industrialização e o êxodo rural até os anos 90 reforçava a figura de quem ficava no campo era o “jeca tatu” e o “caipira”. Hoje o campo tem estradas melhores, telefone, internet, e tecnologia como nunca se teve. E são os produtores rurais que estão fazendo o setor AGRO Brasileiro ser a referência que é, no mundo. E isso está só começando. Devemos comunicar mais e termos mais orgulho de ser AGRO.

plugins premium WordPress