Mapa: reportagem do jornal Daily Telegraph é leviana
6 de janeiro de 2006
Certificado Online é novidade nos Treinamentos Online AgriPoint
10 de janeiro de 2006

Casa Branca comprova viabilidade da bipartição de embriões

A bipartição de embriões, uma moderna técnica de multiplicação genética na pecuária de corte implantada pela Casa Branca Agropastoril (Fama, MG), importante projeto de seleção das raças Simental, Angus e Brahman, está comprovando sua viabilidade econômica.

Os primeiros resultados dos experimentos realizados pelo especialista Carlos Antonio de Carvalho Fernandes apontam incremento de 33% e 20% (aos 28/31 dias e aos 60/80 dias, respectivamente) na taxa de gestação de vacas receptoras em relação às fêmeas com embriões intactos transferidos. O custo médio de cada nascido ficou em R$ 442,74 para embriões intactos e R$ 361,02 para cada hemi-embrião (resultado da bipartição).

“É a constatação em números de que a técnica é viável e tem custo/benefício favorável aos criadores”, constata Paulo de Castro Marques, proprietário da Casa Branca.

A bipartição de embriões é uma técnica relativamente nova no Brasil. Os primeiros resultados concretos por concluídos por estudos realizados em parceria pela Casa Branca Agropastoril e o Departamento de Reprodução Animal da Unesp – campus Botucatu (SP).

“A conclusão é clara: em uma avaliação numérica simples, a bipartição demonstra ser vantajosa em relação à transferência de embriões já estabelecida na pecuária brasileira”, ressalta Castro Marques.

Um embrião intacto fornece taxa de gestação de 60-65%; quando bipartido cada hemi-embrião proporciona taxa de gestação de cerca de 45-50%. Como o número de embriões bipartidos é maior a partir do mesmo número de embriões, gera taxa até 40% superior à do embrião intacto.

O estudo do Dr. Carlos Antonio de Carvalho Fernandes, parceiro da Casa Branca Agropastoril, mostra que a técnica é viável operacional e economicamente em programas comerciais de transferência de embriões em bovinos, nas condições brasileiras. “Em um programa comercial de transferência de embriões, a bipartição pode reduzir o custo de cada produto ao nascimento em cerca de 20%”, afirma o especialista.

“Nos últimos anos, a pecuária perdeu 3 milhões de hectares de pastagens. Para trabalhar com elevados índices de produtividade é preciso impulsionar cada vez mais a profissionalização e a maior eficiência reprodutiva. A bipartição de embriões surge como uma técnica moderna e diferenciada, economicamente viável em escala de produção”, confia Paulo de Castro Marques.

Fonte: Assessoria de imprensa da Casa Branca Agropastoril

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress