Novo documentário “American Meat” foca em produção alternativa
12 de setembro de 2011
Carne enlatada brasileira representa 80% do consumo mundial
12 de setembro de 2011

Carta aberta ao senhor ministro do MAPA Mendes Ribeiro

Jogi Humberto Oshiaienvia carta de boas-vindas ao ministro Mendes Ribeiro.

Queira receber os meus votos de muito sucesso neste novo desafio com vistas a dar credibilidade ao MAPA e continuar o trabalho profissional desempenhado anteriormente pelos ex-Ministros Stephanes, Rodrigues e Pratini no referido Ministério que tem o dever de defender os interesses do agronegócios brasileiro e não o de interesses pessoais ou de grupos financeiros.

Vale lembrar que no período de 2007 a 2010 a produção de carne bovina na UE diminuiu em 424 mil toneladas, ou seja, 5% no mesmo período. A previsão para 2012 é ainda de queda de cerca de 2%. Como é de seu conhecimento, a demanda e os preços mundiais pelo produto em apreço aumentaram e o regime de cotas da UE permaneceu inalterado ao ponto de não atender as demandas de seu próprio mercado.

Ao contrário de discurso oficial otimista pronunciado recentemente por representante do MAPA no Parlamento Europeu, a indústria européia e a brasileira é ciente que um acordo biregional entre o Mercosul e a UE não é iminente e o consumidor europeu deve consequentemente sofrer redução da oferta de carne bovina no mercado comunitário.

Nos bastidores da Comissão européia fica claro, para todos nós especialistas do setor, de que qualquer reinvidicação de mudança no modo de execução de cotas e diminuição de aliquotas tarifárias para a carne bovina por meio de negociação bilateral seria impraticável politicamente por estar a UE em negociação com o Mercosul e, sobretudo, por estar sobre pressão constante por parte dos produtores europeus.

À luz do que precede, permito-me recordar o excelente trabalho realizado pela atual Presidência da ABIEC e da UBABEF que conjuntamente com técnicos não politicos do MAPA poderiam colaborar para resolver contenciosos, inclusive na Rússia, por terem a experiência, o profissionalismo e a rede de contato necessária na Rússia, na UE, etc para moverem “as pedras do caminho” sem interferência negativa de instituições públicas.

Longa vida ao Senhor Ministro que todos nós do setor desejamos sucesso e impertinentemente exigimos ter um líder forte e honrado que lute pelo agronegócios e pelo Brasil.

Respeitosamente,

Jogi Humberto Oshiai
Director for Public Affairs
FratiniVergano – European Lawyers
Bélgica

0 Comments

  1. Carlos E F C Sant Anna disse:

    Jogi,é um grande defensor dos interesses genuinos brasileiros;nao  porque foi funcionario publico exemplar,mas por sua retidao e etica empresarial

    Este texto sintetiza o que muitos de nós gostariamos de dizer ao Novo Ministro,Gaucho como Eu,e se Deus permitir,extremamente engajado com o sucesso do nosso Agribusiness!

  2. José Manuel de Mesquita disse:

    Pois é… Rei morto, Rei posto… Vida Longa ao Novo Rei!

    Interessante!  Os elogios do autor da matéria aos ministros anteriores, não  alcançaram  o último ocupante do Posto Sr. Wagner Rossi…

    Interessante é notar a coragem atual de  alguns  "especialistas"   que,  até bem pouco tempo atrás, não mencionavam a "não capacidade dos técnicos  políticos" do MAPA, que tiveram as cabeças cortadas nos últimos dias…

    Nada como ter "especialista" batalhando para manter a continuidade da "boquinha" em Bruxelas…com jantares e festas grandiosas regadas ao tal "Valduga Reserva Especial"…

    E nós por aqui, tendo que pagar tanto imposto… O  JN da Globo, acabou de mostrar que  alcançamos o absurdo valor de R$ 1.000.000.000,00 em impostos pagos neste ano (até 13 de setembro)…  juros e inflação correndo soltos…

  3. José Manuel de Mesquita disse:

    Corrigindo!
    Pois é… são tantos zeros que que terminei por não coloca-los todos…

    O valor correto seria: R$ 1.000.000.000.000,00  (1 Trilhão de Reais)…

  4. Jogi Humberto Oshiai disse:

    Caro Carlos,

    Receber comentário de ex-funcionário do setor de exportação de empresas como Sadia, Frangosul, entre outras, e especialista de alto nível do setor me deixa lisonjeado e honrado.especialmente pelo conteúdo do depoimento.

    Graças ao nosso trabalho profissional na área de comércio internacional poderemos continuar a ter o prazer de condividir com os amigos do setor de agronegócios muitas outras garrafas de "Valduga Reserva Especial", além de outros vinhos brasileiros de excelente qualidade que estão a altura do padrão de nossos produtos de qualidade de origem animal e vegetal.

    Um abraço de Bruxelas,

                                                       Jogi

    Jogi Humberto Oshiai

    Director for Public Affairs

    FratiniVergano – European Lawyers

    Rue de Haerne 42 – B-1040 Bruxelles

    Tel:  32 2 648 21 61 – Fax:  32 2 646 02 70

    j.oshiai@fratinivergano.euhttp://www.fratinivergano.eu

  5. Joaquim Medeiros de Souza Júnior disse:

    Ativo defensor das causas do agronegócio brasileiro desde décadas (no plural mesmo) atrás parabenizo-o por mais essa lúcida contribuição. Tomara que seja capaz de induzir novas iniciativas que clareiem os caminhos nem sempre visíveis do ‘internacional trade’. O meu abraço.

  6. RONALDO CARVALHO SANTOS disse:

    Jogi, isto mesmo.Ponto, e basta.

    Profissionais do ramo, não têm nada contra Políticos, ao contrário temem sempre pelo

    insucesso, em razão de que invariavelmente perdem o estamento e o País.

    Ótimo pronunciamento, Que deus ilumine o jovem Ministro.

    Carvalho Santos/Ronaldo -Médico Veterinário

                                             Assessoria Independente

  7. Jogi Humberto Oshiai disse:

    Caro Doutor Quincas,

    Agradeço o gentil comentário e aproveito para reiterar os votos de muito sucesso durante a sua presidência na Associação SAMVET, especialmente neste período em que a pecuária brasileira e, sobretudo, as mudanças no MAPA passam por um período particular.

    Um abraço,

                                                Jogi

    Jogi Humberto Oshiai

    Director for Public Affairs

    FratiniVergano – European Lawyers

    Rue de Haerne 42 – B-1040 Bruxelles

    Tel:  32 2 648 21 61 – Fax:  32 2 646 02 70

    j.oshiai@fratinivergano.euhttp://www.fratinivergano.eu

  8. Jogi Humberto Oshiai disse:

    Prezado Ronaldo,

    Ao agradecer o seu comentário permito-me lembrar a importância da assessoria de imprensa que é responsável pela forma como as informações são veículadas.

    Desejo sucesso ao teu trabalho que entendo ser positivo pela forma como se expressou no seu depoimento. Recordo que os profissionais que só sabem criticar, nada propor e tampouco construir pouco contribuem para o desenvolvimento do setor e do páis.

    Como bem mencionou: "pnoto e basta !"

    Corcialmente,

    Jogi Humberto Oshiai

    Director for Public Affairs

    FratiniVergano – European Lawyers

    Rue de Haerne 42 – B-1040 Bruxelles

    Tel:  32 2 648 21 61 – Fax:  32 2 646 02 70

    j.oshiai@fratinivergano.euhttp://www.fratinivergano.eu

  9. Fábio Sussel disse:

    Estimado Jogi;

    Assim como vc, defendo com muito entusiasmo o agronegócio brasileiro, em especial a produção animal. Do boi ao peixe, nenhum outro país possui as vantagens que nos temos. Independente de preferências partidárias, regionais e até mesmo de aptidão para o agronegócio por parte do novo ministro, devemos apoiá-lo e orientá-lo de acordo com nossas experiências e convicções. Convicções estas que talvez até não se confirmem como a mais adequada, mas que foram construídas com o verdadeiro sentimento de fazer acontecer e de tornar este nosso potencial em realidade. Me considero jovem e com muita disposição para trabalhar em prol do nosso agronegócio, na expectativa de poder confraternizar mundo a fora  com vinhos e carnes genuinamente brasileiros.

    Cordialmente,

    Fábio Sussel
    Pesquisador Científico – Aquicultura
    APTA – Pirassununga

  10. Fábio Sussel disse:

    Estimado Jogi;

    É complicado falar no Ministério da Pesca e da Aquicultura. Neste exato momento eu não sei nem te dizer o nome do atual ministro, de tão ausente que o mesmo se encontra. Portanto, não me pergunte o que ele tem feito pelo setor.  Mas tem o apoio meu, assim como também o apoio de mais de uma centena de colegas muito mais gabaritados tecnicamente do que eu. Falo em nome da aqüicultura e não da pesca, a qual é um segmento totalmente diferente e deveria estar no Ministério do Meio Ambiente.  O meu setor apóia o MPA por que pode ser que um dia a gente resolva se organizar e então “empinar a carroça”, cobrar igual gente grande.

    Sabemos que muitos ministros são indicados por conchavos partidários e não por afinidade com o ministério em que se encontra. Infelizmente, mas é a realidade. Mas isto não é culpa dos partidos e nem de nossos políticos. A culpa é da nossa sociedade que é desorganizada*, que tem uma certa aversão ao associativismo, cooperativismo.

    * "organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos." (Maximiliano, 1992)

    O produtor rural francês para a França para protestar e mostrar quem manda. Enquanto silenciosamente aceitarmos indicações de acordo com interesses partidários, não poderemos cobrar plano de governo dos nossos ministros.

    Diante do exposto, nos resta duas opções: 1) continuarmos silenciosamente aceitando tudo isto ou 2) usar a nossa liberdade de expressão para sugerir políticas públicas importantes e trabalhar pro-ativamente para o segmento o qual estamos inseridos.

    Abraço;

    Fábio Sussel
    Pesquisador Científico – Aquicultura
    APTA – Pirassununga

  11. Jogi Humberto Oshiai disse:

    Prezado Fábio,

    A minha resposta acabou sendo publicada parcialmente. Deve ter sido um erro técnico levando em consideração que o Miguel e o André são muito corretos.

    Sugiro continuarmos a discussão sobre aquicultura por e-mail para não desviar o foco do BeefPoint que é, sobretudo, relacionado ao setor de carne bovina.

    Um abraço,

                                    Jogi

    Jogi Humberto Oshiai

    Director for Public Affairs

    FratiniVergano – European Lawyers

    Rue de Haerne 42 – B-1040 Bruxelles

    Tel: +32 2 648 21 61 – Fax: +32 2 646 02 70

    j.oshiai@fratinivergano.euhttp://www.fratinivergano.eu

  12. Jogi Humberto Oshiai disse:

    Acredito que o depoimento do ex-Ministro Stephanes no FaceBook de hoje vale ainda para continuar a discussão neste espaço aberto:

    Deixo meus cumprimentos aos servidores públicos pela contribuição aos cidadãos e ao País. Creio que o servidor tem que estar sempre à disposição, com serenidade e tranqüilidade. Tem que ter a capacidade de entender que o protesto é a manifestação, é a oportunidade de conhecer o problema. A segunda regra é reconhecer que quem reclama, em princípio, tem razão. E que seu trabalho ajuda a construir o Brasil.

    LikeUnlike ·  · Share · 5 hours ago · 34 people like this..3 shares

    Tere Do Piên Parabéns a todos nós!

    5 hours ago · LikeUnlike.Marcelo Zanello Milleo Posição bem equilibrada.

    5 hours ago · LikeUnlike.Rui Samarcos Lóra Ministro, nos gratifica receber esta mensagem logo pela manhã.

    5 hours ago · LikeUnlike.Maria De Fátima Carvalho Por ser hoje o nosso dia,não é? com orgulho lhe digo muito obrigada e parabéns ao Sr. também que sempre executou tão bem o se trabalho e continua sendo esse exemplo de político, parabéns e continue assim.

    4 hours ago · LikeUnlike.Jogi Humberto Oshiai Independente de posição ideológica e partido Vossa Excelência sempre foi um excelente exemplo de servidor público.

    Em Bruxelas, estou sempre a sua disposição.

plugins premium WordPress