Categories: Giro do Boi

Carrefour questionou frigoríficos e tradings sobre desmatamento na Amazônia

O CEO do Carrefour Brasil, Noël Prioux, pediu explicações para JBS, Marfrig, Minerva, Bunge e Cargill sobre suas políticas para que os produtos agropecuários fornecidos à rede não estivessem relacionados ao desmatamento e às queimadas na Amazônia.

O executivo enviou uma carta às companhias no dia 11 de setembro, no auge da crise internacional provocada pelas queimadas no bioma, solicitando respostas até o dia 25 do mesmo mês. Segundo o Carrefour, todas as companhias entregaram respostas. Além disso, a companhia informou que realizou reuniões com estas empresas para discutir o assunto.

Prioux questionou as companhias sobre como elas implantam suas políticas de desmatamento zero, qual é o mapeamento que elas fazem de suas cadeias de fornecimento global e se elas conseguiam demonstrar a ausência de vínculo com as queimadas atuais.

O executivo pediu ainda especificamente para as companhias afirmarem se estavam enviando ao Carrefour todas as informações provenientes de seus sistemas de georreferenciamento relacionadas aos produtos fornecidos à rede de supermercados.

Ele ainda questionou as companhias sobre a visão que elas têm sobre um projeto de um “mecanismo global para evitar o desmatamento associado à produção de soja ou carne bovina”.

Na carta, Prioux afirma que, “devido aos recentes eventos ocorridos na Amazônia, organizações de direitos humanos e de conservação ambiental ao redor do mundo chamaram o setor privado para agir, visando especialmente empresas globais de carne e de ração animal de soja, considerando as mesmas como responsáveis pelas queimadas”.

Em nota, o Carrefour ressaltou que participa do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) desde 2007 e da Moratória da Soja da Amazônia — que agora está sendo questionada pelos produtores rurais brasileiros. “A rede atua para engajar as cadeias produtivas, especialmente pecuária e soja, em modelos mais sustentáveis e, graças à ferramenta de geolocalização utilizada pelo grupo, trabalha para inibir a produção em regiões desmatadas, em áreas de proteção ambiental e terras indígenas”, disse a companhia.

Outros projetos em que está envolvido foram citados pelo Carrefour, como o Programa de Produção Sustentável de Bezerros, implementado pela Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) no Mato Grosso, e o movimento Act for Food, para disponibilizar “produtos saudáveis, acessíveis e com princípios agroecológicos”. O Carrefour integra um grupo global de empresas, o “Consumer Goods Forum”, e que tem como compromisso garantir o desmatamento zero de suas cadeias até 2020. Fazem parte do grupo companhias de varejo como Pão de Açúcar, Casino, Dia e Walmart, além de empresas do agronegócio como BRF, AB InBev, Cargill, Cofco, Nestlé, Syngenta, entre outras.

Fonte: Valor Econômico.

This post was last modified on 8 de novembro de 2019 11:11

Share
Published by
Equipe BeefPoint

Recent Posts

Por que lucratividade é muito mais importante do que produtividade na sua fazenda?

Por que é tão importante falar de lucratividade versus produtividade? A primeira coisa é: são dados reais! Existem poucos bancos… Read More

28 de janeiro de 2020

Efeito do coronavírus no consumo de carne: “O que está acontecendo não é bom”, diz empresário uruguaio

O surto do coronavírus está alarmando o mundo, especialmente a China e outros países da Ásia, e está causando um… Read More

28 de janeiro de 2020

EUA: Futuros de gado caem em meio a temores de coronavírus

Na sexta-feira, o futuro dos bovinos vivos e para engorda dos EUA atingiu seus preços mais baixos em meses, em… Read More

28 de janeiro de 2020

Fogo na Austrália e peste suína africana devem favorecer carne brasileira

Os incêndios na Austrália afetam a produção de carnes no país, o que deve abrir espaço para novo salto de… Read More

28 de janeiro de 2020

Mapa faz esclarecimentos sobre coronavírus

Diante da emergência do vírus identificado na China em dezembro de 2019 – Coronavírus e já detectado em vários países,… Read More

28 de janeiro de 2020

Serviço de Inspeção Federal completa 105 anos

Responsável por assegurar a qualidade de produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, destinados ao mercado interno e externo,… Read More

28 de janeiro de 2020

Assista Aula Grátis "As 7 Estratégias do Lucro em Fazendas"

Quero Assistir