China eleva importação de carnes em quase 30% em janeiro e fevereiro
9 de março de 2021
Bovinocultura: cadeia produtiva é tema de reunião entre Embrapa e Emater-DF
10 de março de 2021

Carnes Uruguai vai participar da feira Foodex, no Japão

Entre os dias 9 e 12 de março acontecerá a Feira Foodex no Japão, e a Carnes del Uruguay participará de um estande de 27 metros quadrados com o apoio da Embaixada do Uruguai e seus funcionários, pois devido às restrições devido à pandemia nenhuma delegação viajará. Este ano marca o centenário das relações bilaterais entre as duas nações.

A 46ª edição da feira será realizada normalmente no local Makuhari Messe em Chiba, Japão.

Haverá também uma plataforma de exposição virtual e um guia na web onde as doze empresas co-expositoras do Instituto Nacional da Carnes (INAC), em sua maioria frigoríficos, poderão divulgar informações e produtos.

Diretamente do Uruguai, chegará uma mensagem com uma saudação do presidente do INAC, Fernando Mattos, desejando o sucesso desta edição e prevendo uma próxima participação com a presença de uma delegação, a partir do próximo ano.

Sobre o Japão

O Japão é um importante importador de produtos agrícolas uruguaios. Estudos realizados pelo Uruguai XXI indicam que 25 produtos possuem alta complementaridade entre a oferta uruguaia e a demanda japonesa e tanto a importação quanto a exportação do Uruguai são de considerável magnitude. A carne bovina é um desses produtos.

A magnitude do vínculo comercial entre os dois países é baixa, portanto, há oportunidades que não se esgotaram. Em média, nos últimos cinco anos, o Japão foi destino de menos de 0,5% das exportações nacionais. Em termos de importação, esse número é de 1%. Isso contrasta com o fato de que este país representa mais de 4% do PIB global e um número semelhante nas importações globais.

Em termos de carne bovina, o Japão é o terceiro maior importador de carne bovina do mundo. Importa anualmente US $ 3,5 bilhões (+600 mil toneladas de PE), o que equivale a 7,5% das importações mundiais.

A quantidade importada está aumentando; no triênio 2014-2016, o Japão importou US $ 2,8 bilhões anualmente. O número atual é 25% maior.

O Uruguai obteve a qualificação para carne depois de vários anos e o processo envolveu diferentes períodos de governo. Nenhum país da América do Sul possui esse status.

Porém, existe uma desvantagem tarifária que nos leva a ocupar apenas 0,5% desse mercado.

Em 2020, o Uruguai exportou US $ 22,7 milhões de carne bovina resfriada, congelada e cozida. 3.051 toneladas de peso de transporte dos dois primeiros. 81% do volume embarcado correspondeu a carnes resfriadas.

Fonte: El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress