SRB debate novas regras do Sisbov
17 de fevereiro de 2006
Rússia: Roberto Rodrigues cobra explicações da SDA
21 de fevereiro de 2006

Carnes e vitaminas do complexo B

As carnes, como a carne bovina, são importantes fontes dietéticas de vitaminas hidrossolúveis do complexo B. Originalmente, pensava-se que a “vitamina B” era uma substância única com funções no crescimento. Depois, foi provado que não se tratava de um, mas sim, de vários diferentes fatores de crescimento e coenzimas, que estão funcionalmente relacionados. Atualmente existem oito vitaminas do complexo B: tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B6, vitamina B12, ácido pantotênico e biotina. Foram estabelecidas as quantidades recomendadas de ingestão pela dieta dessas vitaminas (1).

As vitaminas do complexo B são encontradas em uma ampla variedade de alimentos. As carnes vermelhas, de aves e os peixes, e em particular as vermelhas, são as principais fontes dietéticas de várias destas vitaminas – tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B6 e vitamina B12 (Tabela 1).

Tabela 1. Contribuição das carnes no fornecimento de vitaminas do complexo B entre os alimentos dos EUA (2)


As quantidades reais de vitaminas do complexo B presentes em qualquer corte particular de carne pode depender de fatores como espécie, idade e grau de gordura. As carnes vermelhas cozidas, como por exemplo, a carne bovina, pode conter um pouco mais de algumas das vitaminas do complexo B por unidade de peso do que as carnes cruas devido à perda de umidade que ocorre com o cozimento. Apesar de poder ocorrer pequenas perdas de outras vitaminas pelo cozimento, a maioria das vitaminas do complexo B são relativamente estáveis ao cozimento e métodos de processamento (3, Tabela 2).

Tabela 2. Efeitos do cozimento nas vitaminas do complexo B da carne bovina (3)


Funções das vitaminas do complexo B

Em geral, as vitaminas do complexo B auxiliam na utilização de energia e ajudam a regular muitas das reações químicas necessárias para promover o crescimento e manter a saúde (4).

Por exemplo:

Tiamina (B1): funciona como uma coenzima no metabolismo de carboidratos e de aminoácidos de cadeia ramificada, promove o apetite e contribui para o funcionamento normal do sistema nervoso.

Riboflavina (B2): funciona como uma coenzima na produção de energia dentro das células do corpo e auxilia na visão normal e na saúde da pele.

Niacina (B3): funciona como uma coenzima na síntese de gordura, na respiração dos tecidos e na utilização de carboidratos; promove a saúde da pele, dos nervos e do trato digestivo; e estimula o apetite normal. Os “equivalentes de niacina” são medidas da quantidade real de niacina presente, adicionando a potencial niacina gerada na conversão do aminoácido triptofano. Aproximadamente 1 miligrama de niacina é produzida pelo corpo a partir de 50 miligramas de triptofano dietético.

Vitamina B6 (piridoxina e compostos relacionados): funciona como uma coenzima no metabolismo de aminoácidos e ácidos graxos. Esta vitamina ajuda a converter triptofano em niacina. A vitamina B6 influencia o desenvolvimento cognitivo, a função imunológica e a atividade dos hormônios esteróides.

Vitamina B9 (folato, ácido fólico ou folacina): funciona como uma coenzima no metabolismo dos ácidos nucléicos e de aminoácidos e é importante na formação de novas células. É importante um status adequado de ácido fólico antes e durante a gestação para reduzir os riscos de defeitos no tubo neural do feto, que é uma importante causa de mortalidade.

Vitamina B12 (cobalamina): é encontrada somente em produtos animais e é necessária para a síntese de DNA, o componente que contém os genes das células. Esta vitamina também ajuda na manutenção dos tecidos nervosos e na formação normal do sangue. Indivíduos com deficiência de vitamina B12 apresentam distúrbios neurológicos. Quando crianças foram alimentadas com uma dieta estritamente vegetariana, ou seja, totalmente destituída de carne ou outros produtos de origem animal até os seis anos de idade, exibiram deficiência marginal de vitamina B12 e prejuízo das funções cognitivas na adolescência (5).

Deficiências de vitaminas do complexo B, como ácido fólico, vitamina B6, vitamina B12 e riboflavina podem aumentar os níveis sangüíneos de homocisteína (6). Existem evidências de que um nível elevado de homocisteína é um fator de risco independente para doenças cardiovasculares e derrames (6).

Contribuição da carne bovina

A Tabela 3 apresenta as quantidades diárias recomendadas para as vitaminas do complexo B e as porcentagens fornecidas por 85 gramas de carne bovina (1,3). As carnes, como a carne bovina, são importantes fontes dietéticas de vitaminas do complexo B. Estas vitaminas agem como coenzimas que facilitam as funções celulares do corpo e estão envolvidas no metabolismo de carboidratos, gordura e proteínas, além de ajudarem no DNA e nas novas células (4).

Tabela 3. Quantidade dietética recomendada (QDR) para vitaminas do complexo B e porcentagens fornecidas por 85 gramas de carne bovina (1,3)

(A)


(B)


(C)


(D)


Referências bibliográficas

Institute of Medicine, Food and Nutrition Board. Standing Committee on the Scientific Evaluation of Dietary Reference Intakes for Thiamin, Riboflavin, Niacin, Vitamin B6, Folate, Vitamin B12, Pantothenic Acid, Biotin, and Choline. Washington, DC: National Academy Press; 1998.

Gerrior, S.; Bente, L. Nutrient Content of the U.S. Food Supply, 1909-97. Home Economics Research Report No. 54. Washington, DC: U.S. Department of Agriculture, Center for Nutrition Policy and Promotion. March 2001. www.usda.gov

U.S. Department of Agriculture, Agricultural Research Service. 2001. USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14. Nutrient Data Laboratory Home Page. www.nal.usda.gov/fnic/foodcomp.

Whitney, E.N.; Cataldo, C.B.; Rolfes, S.R. Understanding Normal and Clinical Nutrition. Fifth Edition. Albany, NY: West/Wadsworth, 1998, pp. 328-365.

Louwman, M.W.J.; Van Dusseldorp, M.; Van de Vijver, F.J.R.; Thomas, C.M.G.; Schneede, J.; Ueland, P.M.; Refsum, H.; Van Staveren, W.A. Signs of impaired cognitive function in adolescents with marginal cobalamin status. Am. J. Clin. Nutr. 72: 762-769; 2000.

Krauss, R.M.; Eckel, R.H.; Howard, B., et. al. AHA dietary guidelines. Revision 2000: a statement for healthcare professionals from the Nutrition Committee of the American Heart Association. Circulation 102: 2284-2299; 2000.

Artigo baseado em revisão da Associação Nacional dos Produtores de Carne Bovina dos EUA (National Cattlemen’s Beef Association – NCBA).

0 Comments

  1. LUIZ FRANCISCO BIACCHI FILHO disse:

    Parabéns Juliana.

    A classe médica tem que tomar conhecimento dessas informações.

  2. Marcos Antonio Moreira Alves disse:

    Parabéns, Juliana Santin. Sou estudante de zootecnia pela Unemat – Mato Grosso e fontes de conhecimentos como essas só vem contribuir para enriquecimento e formação tanta acadêmica como profissional.

    Meus Parabéns

  3. paulo de andrade lima filho disse:

    Gostei do artigo. Devemos ressaltar os benefícios do alimento carne bovina! Vou levar as informações do artigo às pessoas com quem tenho contato.

  4. Jose Antonio Vieira da Silva disse:

    O artigo vem demonstrar que a carne de uma maneira geral, principalmente a vermelha é uma das principais fontes de ferro e complexo vitamínico B. De acordo com um artigo da revista Carne, A carne vermelha possui ácido linoleico que é preventivo do câncer e as calpastatinas impedem que as calpainas destruam as enzimas.

  5. celio da cruz fontes disse:

    Parabens a nobre colega. A medicina veterinária agradece e sente-se honrada em ter em seus quadros, profissionais dessa magnitude.

plugins premium WordPress