Uma delegação de empresários japoneses das redes Bronco Billy e Kanematsu visitou o Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, onde o ministro Enzo Benech e o presidente do Instituto Nacional de Carnes (INAC), Federico Stanham, agradeceram as primeiras ações comerciais com carnes uruguaias no mercado japonês.
A promoção realizada no Bronco Billy Restaurants, de maio a agosto, produziu resultados muito melhores do que o esperado.
O ministro Enzo Benech comentou que são boas notícias. O Uruguai voltou a entrar em fevereiro de 2019, depois de quase duas décadas ausentes no mercado japonês, agora com carne desossada e maturada. Antes do surgimento da febre aftosa, até 2.000, o país entrava com cortes e produtos de maior valor.
O Uruguai chega ao consumidor final no Japão com reconhecimento de origem e isso é um desafio e uma oportunidade. “Esperamos construir vínculos de longo prazo com empresas aliadas e adotar medidas lentas, mas seguras.”
A proposta é trabalhar no setor de food service (restaurantes) e também nas redes de supermercados, ambos pontos de venda onde a carne do Uruguai já está chegando.
Do Instituto Nacional da Carne (INAC), “queremos contribuir com os varejistas para aumentar o reconhecimento da carne do Uruguai, seu uso e avaliação de seu desempenho. O Japão faz parte dos países centrais da estratégia do INAC e está no plano de 2020 aumentar os esforços promocionais ”, disseram as autoridades do Instituto que promovem a política de carnes.
Fonte: El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.