Mercado Físico da Vaca – 21/10/10
21 de outubro de 2010
Mercados Futuros – 22/10/10
25 de outubro de 2010

Carne suína: aumento da demanda é comemorado

O mercado atual da suinocultura brasileira foi analisado pelo diretor de mercado da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Jurandi Machado, na última bolsa de suínos realizada em Belo Horizonte na sede da ASEMG e de acordo com o diretor, 2010 tem sido um ano bom para o mercado de suínos. Jurandi comentou que os produtores devem pensar sim em crescimento, mas de forma gradativa e cautelosa.

O expressivo aumento dos preços da carne bovina verificado desde setembro tem elevado a demanda de cortes de aves e suínos. Diante desse cenário os consumidores vêm substituindo a carne vermelha, mesmo com o pequeno aumento de preços da carne de frango e suínos ocorrido pela valorização do milho. Dados analisados pelo consultor de mercado Osler Desouzart mostram que o preço pago ao produtor pela arroba do suíno vivo no mercado de São Paulo neste período subiu 20%. Em junho, a arroba ficou, em média, a R$ 48,53. Subiu em julho, em agosto, em setembro e está agora em torno de R$ 60.

O mercado atual da suinocultura brasileira também foi analisado pelo diretor de mercado da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Jurandi Machado, na última bolsa de suínos realizada em Belo Horizonte na sede da ASEMG. De acordo com o diretor, 2010 tem sido um ano bom para o mercado de suínos, com oferta ajustada a demanda e os produtores devem pensar sim em crescimento, mas de forma gradativa e cautelosa. Para 2012, ele considera que o cenário será ainda mais favorável, já sinalizando para um crescimento no número de matrizes no Brasil, e pode-se também falar em aumento de consumo, considerando as ações desenvolvidas pela entidades representativas do setor que já demonstram resultados positivos, como o PNDS (Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura). A previsão de queda da informalidade também é outro ponto positivo para os próximos anos.

Para o mercado mineiro, as expectativas são otimistas, com crescimento no número de matrizes em cerca de 6%. Durante o encontro, os produtores de Minas discutiram o mercado atual e fizeram suas projeções, estimando que das 230 mil matrizes em 2010, cheguem a 235 mil em 2011 e cerca de 245 mil em 2012, mostrando que Minas Gerais trabalha à frente do mercado, ajustando sua demanda e fomentando o setor. Atualmente o Estado produz cerca de 400 mil toneladas/ano, esperando abater cerca de 20 mil animais/dia até 2012.

Os criadores de Santa Catarina estão otimistas com o acordo firmado entre os Estados Unidos e o Brasil. Segundo o presidente da Abipecs, Pedro de Camargo Neto, “a abertura do mercado norte-americano não deve representar aumento de exportações, pois a competitividade da suinocultura local é equivalente. Representa, porém, importante chancela técnica da sanidade do estado de Santa Catarina, o que deverá trazer reflexos internacionais positivos”.

As informações são da Assessoria de Imprensa da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress