Reposição Macho Nelore –02-05-2017
3 de maio de 2017
Reposição Fêmea Nelore –02-05-2017
3 de maio de 2017

Carne Fraca derrubou embarques em abril

No primeiro mês completo depois de deflagrada a Operação Carne Fraca da Polícia Federal, as exportações brasileiras de carnes registaram forte queda, conforme dados divulgados ontem pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic).

A receita de exportação de carne bovina in natura chegou a US$ 292,6 milhões, redução de 13,7% na comparação com os US$ 339 milhões reportados no mesmo mês do ano passado em abril. Em volume, os embarques de carne bovina ao exterior totalizaram 70,2 mil toneladas em abril, uma diminuição de 18,5% ante as 86,5 mil toneladas comercializadas em abril do ano passado.

Em apresentação em Brasília, o secretário de Comércio Exterior do Mdic, Abrão Neto, destacou que, apesar da redução do volume embarcado, a receita das exportações de carnes (bovina, aves e suína) ficou praticamente estável se considerada a média diária de faturamento – com leve alta de 0,2%.

Segundo ele, a queda do volume exportado pode estar relacionada à Carne Fraca, mas não só. “Isso está relacionado a uma série de fatores, tanto decorrentes da Operação Carne Fraca quanto de restrições de pagamentos em alguns países”. O Egito, relevante cliente dos frigoríficos, sofre com a escassez de dólares.

Apesar da queda de abril, o governo já verifica uma tendência de normalização nas exportações brasileiras de carnes, disse. “Esperamos que, ao longo do ano, [as carnes] tragam uma contribuição muito positiva para a balança”, acrescentou Neto.

Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress