[VÍDEO] Como se tornar uma autoridade no seu mercado – Sacadas AgroTalento
17 de fevereiro de 2016
Restrições para financiamento de matrizes no FCO 2016 serão extintas
18 de fevereiro de 2016

Carne: estimam que Argentina pode ser 5o exportador mundial

Uma pesquisa feita na Argentina sobre a situação atual e uma projeção para 4 anos mostra que haverá crescimento nas exportações de carne bovina, enquanto o consumo interno dessa carne cairá em detrimento do consumo de carne de frango e carne suína. Nas últimas semanas, o aumento nos preços da carne bovina impulsionou mudanças no consumo e a carne de frango e suína ganharam terreno nas preferências dos consumidores argentinos.

De acordo com o economista e pesquisador da Fundação Agropecuária para o Desenvolvimento da Argentina (FADA), David Miazzo, os preços deverão se acomodar, mas não voltarão aos valores anteriores. O que deve ocorrer é um aumento nos preços entre os diferentes cortes, com uma maior diferença entre os preços de lombo e costela, por exemplo.

A carne bovina argentina poderá subir no ranking dos exportadores, ficando entre os top 5, mas perderá lugar no mercado local. Enquanto isso, o consumo de frango cresce entre os argentinos, e o de carne suína também, podendo aumentar em até 50% a produção.

Assim, a carne bovina poderia escalar cinco postos no ranking mundial de exportações já que o país está em 10o lugar entre os maiores exportadores e subiria para o quinto. Já o consumo interno baixaria. “Para 2019, consumiremos 5 quilos a menos por habitante, mas o consumo de carnes total aumentaria em 3 quilos, para 113 quilos por habitante por ano”.

Fonte: Ámbito Financiero, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress