Em nova alta de preços, a carne subiu 6,54% em novembro na comparação com outubro e foi o item que mais contribuiu para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no mês, com 0,18 ponto percentual. As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou o resultado do IPCA nesta terça-feira.
Com o aumento, a carne acumula alta de 13,9% no ano. Técnico do IBGE responsável pela pesquisa, Pedro Kislanov lembra que esse índice acumulado não reflete totalmente o encarecimento recente do produto, porque é aplacado por uma deflação nos primeiros meses do ano. Ao final de 2019, disse Kislanov, a carne era praticamente o único produto que pressionava a inflação oficial e assistiu a uma acomodação de preços no início de 2020.
Kislanov atribui o aumento no preço da carne ao cenário externo, com a demanda chinesa pelo produto em alta contínua e a commodity valorizada no cenário geral. A tendência de exportação, que encarece o produto internamente, é ainda maior em função da desvalorização cambial nos meses recentes, em que pese a valorização da moeda em novembro.
Além da conjuntura externa, diz Kislanov, houve um aumento do custo de produção que acabou repassado, efeito direto do aumento de preços de insumos como a soja e milho, utilizados na composição da ração de bovinos.
Por último, o especialista cita o possível impacto do auxílio emergencial na demanda, observando que, com a redução do benefício à metade a partir de outubro, esse fator “certamente” teve uma magnitude menor em novembro.
Fonte: Valor Econômico.
This post was published on 8 de dezembro de 2020
Se você quer… 📍 Ter uma fazenda com mais lucro, satisfação, reconhecimento com mais harmonia.… Read More
O Instituto Nacional de Carnes (INAC) do Uruguai está explorando a possibilidade de facilitar exportações… Read More
Os Estados Unidos deverão discutir em breve um projeto de lei para impedir que o… Read More
Pela primeira vez os suíços vão votar sobre um acordo comercial. A consulta popular a… Read More
O rastreamento dos fornecedores indiretos de gado dos frigoríficos para zerar o desmatamento nessa parcela… Read More
Uma nova cepa do vírus causador da peste suína africana (ASF) identificada na China tem… Read More