Operação do Programa de Qualidade Nelore Natural será suspensa em todas as unidades da Marfrig
1 de fevereiro de 2019
A história que te venderam sobre fazenda
1 de fevereiro de 2019

Carne Devon foi tema de Simpósio em Lagoa Vermelha

Foi realizado na quarta-feira (31/01) o 4° Simpósio da Carne Devon nos Campos de Cima da Serra. O evento, que aconteceu no CTG Alexandre Pato, município de Lagoa Vermelha, buscou fortalecer o conceito técnico-científico e cultural do título de Capital Nacional do Churrasco conquistado por Lagoa Vermelha, compreender o diferencial de qualidade de carne Devon e projetar o cenário futuro da raça na perspectiva da pecuária nacional, bem como difundir o programa de certificação, com vistas a valorização da raça. A promoção foi da Prefeitura de Lagoa Vermelha, Emater/RS-Ascar, CTG Alexandre Pato, Sindicato Rural e Associação dos Criadores de Devon.

O vice-presidente da Farsul – Ipê, Carlos Roberto Sim, abordou o mercado e as oportunidades para carnes de qualidade. Ele ressaltou sobre a necessidade de organização da cadeia produtiva, fazendo uma analogia com a indústria do vinho. Ele explicou que hoje o consumidor quer comprar o produto e ter conhecimentos sobre ele, por isso a importância de se ter uma descrição sobre a carne na rotulagem do produto. Rastreabilidade, certificação, segurança alimentar também foram abordados na palestra. “Temos tecnologia que permitem selecionar os animais por características e por qualidade de carne e não apenas produtividade”, destacou.

O prefeito de Lagoa Vermelha, Gustavo Bonotto, falou sobre o tema Lagoa Vermelha Capital Nacional do Churrasco – Programa Municipal de Fomento e Consolidação da Marca. Ele destacou a tradição e a vocação do município para a pecuária. “Já tivemos a aprovação da lei de Capital Estadual do Churrasco e estamos prestes a ter o título de Capital Nacional do Churrasco. Queremos reconhecer e demonstrar o que o nosso churrasco tem de diferente, através de uma política pública que especifica raça, tipo de produção, denominação dos tipos de carne, em função do tipo de produção e raça”, explicou. Bonotto também frisou que esse programa contribuirá com a atividade do turismo no município.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Oriberto Adami, enalteceu o evento e a qualidade técnica, bem como o comprometimento da equipe municipal da Instituição. Esteve presente também a presidente da Associação Brasileira de Criadores de Gado Devon, Simone Bianchini, que lembrou que eventos como esse permitem dar visibilidade à carne Devon e leva informações aos criadores. Paulo Vicente Costa, representante da Confederação Nacional da Agricultura, falou sobre Programa de Qualidade da Carne Devon, da rastreabilidade da carne de gado e seus requisitos.

Para o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Ilvandro Barreto de Melo, que foi um dos coordenadores do Simpósio, o evento cumpriu o propósito de apresentar informações técnico científico na Festa Nacional do Churrasco. “Reafirmamos a qualidade da produção pecuária em gado tipo carne e a própria habilidade no preparo do churrasco, que é tradicional em Lagoa Vermelha”, avaliou.

Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress