Marmoreio é a principal característica sensorial para carne bovina
4 de março de 2013
Alimentos congelados são mais consumidos por pessoas acima de 55 anos – Dez tendências em hábitos alimentares para 2013 #6
4 de março de 2013

Carne de outros animais não rotulados é encontrada na África do Sul

Consumidores da África do Sul descobriram que podem estar comendo hambúrgueres de burro, salsicha de cabra e carne de búfalo asiático (water buffalo) sem saber. O Departamento de Saúde da África do Sul abriu uma investigação após os pesquisadores terem informado que encontraram espécies que não foram declaradas no rótulo em 68% dos produtos de carne pesquisados.

Consumidores da África do Sul descobriram que podem estar comendo hambúrgueres de burro, salsicha de cabra e carne de búfalo asiático (water buffalo) sem saber. O Departamento de Saúde da África do Sul disse na quarta-feira (27) que abriu uma investigação após os pesquisadores da Universidade Stellenbosch terem informado que  encontraram espécies que não foram declaradas no rótulo em 68% dos produtos de carne pesquisados.

Carne suína, de frango e soja foram encontrados em itens que não deveriam conter esses produtos e espécies não convencionais, como burro, cabra e búfalo também foram descobertas em uma série de produtos. As amostras foram compradas em estabelecimentos varejistas, incluindo supermercados e açougues. Salsichas, hambúrgueres e embutidos foram os itens mais comumente rotulados de forma errada. As descobertas levantaram uma preocupação sobre o funcionamento da cadeia de fornecimento de carne da África do Sul.

Não se sabe como as carnes rotuladas erradas chegaram às lojas. A Shoprite Holdings (SHP), maior varejista de alimentos da África, faz rotineiramente testes de DNA em itens vendidos nos departamentos de carne. De acordo com o diretor executivo da empresa, Whitey Bassono, qualquer um dos fornecedores segue os padrões alimentícios e as regulamentações de rotulagem, mas se qualquer um dos fornecedores estiver presente no estudo, a Shoprite irá penalizar as empresas. Dois outros importantes varejistas da África do Sul, Pick n Pay Holdings (PWK) e Woolworths Holdings (WHL), também disseram que fazem testes de DNA nas carnes. O porta-voz do Departamento de Saúde Nacional, Maja Popo, disse que a agência focaria sua investigação em abatedouros e processadores de carnes, e não nos varejistas.

Embora a África do Sul tenha regulamentações locais que protegem os consumidores de comprar alimentos com descrições falsas ou qualidade inferior, a fiscalização deve ser executada de forma adequada. A rotulagem errada da carne não somente viola as regulamentações de rotulagens de alimentos, mas também, geram impactos econômicos, religiosos, éticos e de saúde.

A reportagem é do Bloomberg, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

1 Comment

  1. Jose Ricardo S Rezende disse:

    É uma vergonha. Pecuaristas, que tiveram a demanda pela carne bovina que produzem reduzida nos últimos tempos pela substituição fraudulenta realizada pela industria, agora vão pagar o pato dos erros cometidos pela industria com a queda geral no consumo de carnes processadas e in natura decorrente da crise de confiança. É muita irresponsabilidade e ganancia.

plugins premium WordPress