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Carne de alta qualidade encontra mercado em expansão

A partir de maio começa a abertura de novos pontos de venda da marca Nelore Natural, que poderá ser encontrada na rede de supermercados D’avó. André Luis Locateli, responsável pelo Departamento de Planejamento da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) conta que o Programa de Qualidade Nelore Natural, lançado em abril de 2001, busca fornecer ao mercado carne bovina com identificação de origem e qualidade controlada e obter uma diferenciação em termos de liquidez para o produtor. “Em Rondônia, onde se dá o abate, o pecuarista pode ter um adicional de R$ 0,50 a R$ 0,80 sobre o preço da arroba do boi classificado”.

Até agora já foram abatidos mais de 122 mil animais em 1.672 lotes e comercializadas mais de 4.700 toneladas de carne. “A meta é chegar a 2005 com o abate em torno de 1 milhão de cabeças”, diz André. “A estratégia deste ano é focar o trabalho no mercado consumidor, no produto final, para gerar uma demanda maior e assim poder expandir, dando vazão a esses núcleos já formados”.

Além do Supermercado D’avó, o programa está em negociações com a rede de supermercados Modelo, do Mato Grosso e está iniciando também a distribuição de uma nova linha, a Nelore Natural Grill, destinada a restaurantes e churrascarias do Mato grosso do Sul. Para a carne dessa linha, que visa abastecer um mercado mais específico, o adicional pode ser de 1% sobre a arroba do boi classificado.

Outra marca que vem aumentando gradativamente sua comercialização é a Montana Premium Beef. Segundo Luiz Fernando Cabrino, responsável pelo projeto, hoje em dia são abatidas cerca de 5.500 cabeças por mês sendo que, há menos de um ano, esse número não passava de 3.500. Com o programa de identificação e rastreabilidade da marca é possível ter informações como data do abate, fazenda e número do lote. Esse sistema é aceito, inclusive, para exportação. A rastreabilidade individual até o corte de carne ainda não é feita, pois não seria produtiva. Segundo o Fundepec, o sistema individual demandaria muito mais tempo, pessoal e desossa separada.

O frigorífico responsável pelos abastes é o Marfrig, que já entrega os produtos prontos para serem comercializados sem que passe pelo açougue do supermercado. Com cerca de 300 pontos de venda nas redes Extra, Pão de Açúcar e Barateiro, a marca está atualmente entrando numa linha de butique de carnes. A primeira loja está sendo montada em Campinas/SP e Cabrino afirma que já há propostas de franquias fechadas em Belém, São Paulo e Rio de Janeiro.

Já a Lazzarini Ateliê de Carnes, há três anos no mercado e com perspectiva de faturamento de R$ 2,5 milhões, criou um sistema just in time de entrega do produto para incrementar as vendas de cortes de carnes especiais para hotéis, restaurantes e consumidores finais. Com isso, a empresa garante a entrega do produto em 24 horas, com a alta qualidade preservada, já que a carne não fica nas gôndolas e ganha a fidelidade do cliente.

Dentro dos supermercados, as carnes de alta qualidade, geralmente em cortes porcionados, atingem um público single, que não está acostumado a comprar carne e quer a praticidade e segurança de um produto confiável. Para os varejistas, este é um mercado em franca expansão.

Fonte: Thais de Alckmin Lisbôa, para o BeefPoint

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