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Carne bovina voltou à liderança entre produtos de exportação do Uruguai

A carne bovina recuperou em 2019 o primeiro lugar entre os produtos de exportação do Uruguai, depois de superada pela celulose em 2018, conforme destacado no portal do Instituto Nacional da Carne, com base no relatório comercial de 2019 do Uruguai XXI

O relatório destaca que o aumento médio de 10% no preço da carne bovina uruguaia acompanha uma tendência internacional impulsionada por fenômenos como a guerra comercial entre os principais mercados e a peste suína africana, fatores que impulsionaram a demanda pelo produto.

O relatório destaca que 2019 foi o primeiro ano completo de vendas ao mercado no Japão, país que possibilitou a compra de carne uruguaia no final de 2018. Embora o total exportado para esse mercado represente apenas 1% do total, os preços oferecidos são acima da média.

A China foi o mercado que ocupou o maior número de exportações, com 60%, enquanto a União Europeia explicou 16%.

O relatório Uruguai XXI indica que as exportações uruguaias de mercadorias, incluindo aquelas feitas de zonas francas, registraram um aumento de 0,7% em 2019, totalizando US $ 9.146 milhões. Em um ano marcado por tensões comerciais entre os principais mercados e uma relativa desaceleração da economia mundial, o desempenho do setor de exportação no Uruguai teve um ritmo semelhante ao da região.

O crescimento das exportações de soja e carne bovina impulsionou as vendas externas em 2019 e conseguiu compensar o declínio nas exportações de gado vivo e produtos florestais.

Em relação à incidência do que foi gerado a partir do agronegócio, a carne bovina foi o principal produto de exportação em 2019, com um total de US $ 1.798 milhões.

As exportações de gado vivo atingiram US $ 100 milhões em 2019. O faturamento foi reduzido para menos da metade em comparação com o recorde alcançado em 2018.

Fonte: El Observador, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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