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Carne bovina representa oportunidades de crescimento na China

A crescente demanda por carne bovina na China representa uma oportunidade para companhias chinesas e estrangeiras ganharem território no setor de maior transformação do país, disse o Rabobank em seu último relatório chamado “Moving Globally; What role will China play in the global beef market?”

“As companhias de carne bovina enfrentam o desafio de onde obter oferta consistente de carne bovina, mas elas também precisam desenvolver, e até criar, novos mercados, distribuindo novos produtos e atendendo as demandas por conveniência e produtos com valor agregado”, disse o analista sênior do Rabobank, Pan Chenjun.

A demanda por carne bovina na China deverá crescer em 2,2 milhões de toneladas a mais, para um total de 10,2 milhões de toneladas até 2025. Os investidores na China influenciarão bastante o comércio global de carnes à medida que a produção doméstica fica atrás da demanda dos consumidores. Além disso, o setor de carne bovina poderá se tornar o primeiro setor agrícola onde a China tem uma alta integração com o resto do mundo.

“As novas dinâmicas no mercado consumidor oferecerão às companhias globais de carne bovina – tipicamente fornecedoras de carne bovina à China – oportunidades de focar na criação de valor e de marca. Nesse meio tempo, as companhias chinesas se movimentarão globalmente para buscar uma oferta consistente e aprender com companhias ocidentais. Essa tendência permitirá que as companhias de carne bovina da China e as companhias globais trabalhem ativamente juntas e consolidem recursos e mercados globais”.

Os consumidores na China compram produtos de carne bovina através de canais de varejo e foodservice;há também compradores institucionais, mas o consumo de carne bovina na China é principalmente direcionado pelo foodservice à medida que os consumidores chineses aumentam suas refeições consumidas fora de casa.

Um canal emergente de vendas de carne bovina são os sites de vendas pela internet e o Rabobank aconselha os fornecedores a não tirar os olhos dessa potencial via de vendas. As preocupações de segurança alimentar e os altos custos de marketing significam que oportunidades de vendas online de bens perecíveis. “As lojas online atualmente oferecem muito mais variedade de produtos de carne bovina do que os supermercados e hipermercados”.

Além disso, as compras online de carne bovina permitem que os consumidores cozinhem em casa. Os produtos são bem embalados e de marca; o preço é competitivo. Apesar de as compras online de carne permanecerem sendo um nicho de mercado, há potencialmente um grande mercado para penetrar na próxima década.

O Rabobank estima que as importações de carne bovina cobrirão 20% da demanda da China, enquanto a produção doméstica cobrirá os 80% restantes. Dessa forma, os investimentos estrangeiros pela China aumentarão nos próximos 10 anos.

“As companhias chinesas querem participar da cadeia de fornecimento global – da fazenda ao processamento – visando não somente garantir recursos, coo pastagem, mas também, dar um passo estratégico para integrar toda a cadeia de valor. Durante o processo, as grandes e as médias companhias participarão ativamente dos investimentos entre fronteiras”.

Por fim, a robusta demanda por carne bovina na China fornece oportunidades de investimentos para companhias estrangeiras. O Rabobank aconselha contra a participação nos setores de fazenda a bate que podem conter riscos ocultos para investidores estrangeiros. As melhores oportunidades existem para o setor de processamento a varejo, que alcançarão os benefícios da forte demanda dos consumidores e dos canais de vendas emergentes.

Fonte: http://www.meatpoultry.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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