Categories: Entrevistas

Carlos Fernandes, da Biotran, fala sobre Ultrassografia em Reprodução de Bovinos

Carlos Antônio de Carvalho Fernandes, é formado em Medicina Veterinária, Especialista em Produção de Ruminantes e Mestre em Reprodução Animal pela Universidade Federal de Viçosa, Doutor em Reprodução Animal e PhD em Biotecnologias da Reprodução pela FMVZ – UNESP – Botucatu. Atualmente é Coordenador do Mestrado em Reprodução Animal da UNIFENAS e Diretor Técnico da Biotran.

Além de atuar no dia a dia no campo, ministra cursos na Área de Reprodução Animal há 17 anos. Já treinou mais de 600 turmas e 5.000 alunos. Na área de Ultrassonografia da Reprodução ministrou na forma presencial 82 cursos, treinando 788 profissionais.

Carlos é nosso instrutor do curso inédito de Ultrassonografia em Reprodução de Bovinos que terá início no próximo dia 17 e já conta com as inscrições abertas. Nessa breve entrevista ele falou sobre essa nova imprescindível ferramenta.

AgriPoint: Em que consiste a utilização da ultrassonografia em reprodução de bovinos?

CF: A ultrassonografia é uma técnica de diagnóstico por imagem que utiliza ondas sonoras para formar imagens dos tecidos em um monitor. Tem como grandes vantagens o fato de não ser invasiva e permitir avaliação detalhada dos órgãos reprodutivos, fornecendo informações que não são possíveis com outras formas de diagnóstico.

AgriPoint: Quais as inovações dessa técnica?

CF: Trata-se de uma técnica recente. Começou a ser utilizada na reprodução animal há pouco mais de 30 anos, porém evoluiu muito rapidamente pelo seu grande potencial. Hoje os equipamentos portáteis têm excelente tecnologia e permitem que avaliações relativamente complexas sejam feitas a campo. Além disto, a ultrassonografia contribuiu sobremaneira para a formação de conhecimentos sobre o funcionamento do sistema reprodutivo.

AgriPoint: Como o uso do ultrassom afeta a eficiência reprodutiva de um rebanho?

CF: Hoje a ultrassonografia é praticamente imprescindível para que se tenha um ótimo desempenho reprodutivo. Pode ser utilizada rotineiramente para diagnóstico precoce de gestação, levando a tomada de decisões antecipadas com as fêmeas não gestantes, permite triagem exata de animais para protocolos hormonais, diagnósticos precisos de patologias e outros procedimentos importantes num Programa de Controle Reprodutivo que vise eficiência.

AgriPoint: Que outras vantagens a técnica possui?

CF: Sobre o método convencional de avaliação do sistema genital de fêmeas bovinas que é a palpação transretal, existem várias vantagens. Dentre elas podemos citar a sensibilidade em relação a estruturas pequenas, que normalmente passam despercebidas na palpação, além da possibilidade de avaliação interna dos órgãos, onde a palpação apenas avalia a superfície.

AgriPoint: O que o curso inédito de Ultrassonografia em Reprodução de Bovinos irá ensinar?

CF: Este curso pretende discutir e treinar os participantes para duas das principais habilidades necessárias ao bom uso da ultrassonografia. A precisa interpretação das imagens geradas pelos diferentes tipos de equipamentos e também a correta tomada de decisões frente a esta nova realidade, ou seja, informações adicionais, que o equipamento vai inevitavelmente produzir. Aquele que pretende usar esta tecnologia, precisa estar preparado adequadamente para estas situações.

AgriPoint: Quem pode participar do curso?

CF: O curso é direcionado principalmente a profissionais que atuam em reprodução animal que pretendam agregar valor a sua prestação de serviços e a estudantes que acreditam que o domínio de novas tecnologias sejam um importante diferencial no mercado de trabalho. Sinceramente são. A ultrassonografia não é futuro. É presente. Quem pretende trabalhar com reprodução sem ela, estará vivendo no passado.

Interessou? Clique aqui para saber mais sobre a Ultrassonografia em Reprodução de Bovinos e sobre o curso inédito ministrado por Carlos.

Share

Recent Posts

Depois do AgroTalento, conheço meu faturamento e meus custos

Tarso Lang é natural de Santiago e é engenheiro agrícola.. Sua fazenda se localiza no município de Itacurubi. Sua relação… Read More

19 de fevereiro de 2020

Minerva Foods lucrou R$ 243 milhões no quarto trimestre

Impulsionada pela forte demanda asiática - especialmente da China -, a Minerva Foods reportou ontem um lucro líquido de R$… Read More

19 de fevereiro de 2020

Relatório do INAC mostrou que 18 de 25 frigoríficos uruguaios tiveram perdas em 2019

Em uma reunião tripartida realizada quinta-feira entre a indústria frigorífica e a Federação dos Trabalhadores da Carne e Afins (Foica),… Read More

19 de fevereiro de 2020

Crescente comércio de carne bovina da América do Sul tropeça por coronavírus

Os exportadores de carne da América do Sul, entre os maiores beneficiários de uma doença que mata porcos na China,… Read More

19 de fevereiro de 2020

Maturatta Friboi protagoniza churrasco que entra para o Guinness Book

Vinte e três mil porções de carne bovina servidas em oito horas. Essa é a marca que levou o BBQ… Read More

19 de fevereiro de 2020

JBS anuncia acordo para aquisição da Empire Packing nos Estados Unidos

A JBS S.A. comunicou que sua subsidiária indireta JBS USA celebrou um acordo de aquisição de participação acionária com a… Read More

19 de fevereiro de 2020