Atacado – 05-08-2013
6 de agosto de 2013
RS: Workshop Identificação e Rastreabilidade
7 de agosto de 2013

Carlos Baldasso: premie quem participa efetivamente das mudanças

O Workshop BeefPoint Gestão de Pessoas na Pecuária de Corte será nesta quarta-feira, 7 de agosto. Para conhecer melhor o tema, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com gestores que têm se destacado nessa área, pelo trabalho que realizam.

Confira abaixo a entrevista com Carlos Baldasso, diretor administrativo da Agropecuária Irmãos Baldasso.

foto (7)

Carlos Alberto Baldasso tem 44 anos, é formado em Administração Rural pela Unigran – Dourados, é casado e tem 3 filhos. É gestor e diretor administrativo da Agropecuária Irmãos Baldasso e vice-presidente da Associação Novilho Precoce, do MS.

BeefPoint: Há muita gente boa em gestão de pessoas, mas que não conhece esse termo. É bom em lidar com gente, tem uma equipe de alta performance, baixa rotatividade de pessoal, etc. Desde quando você se interessa sobre o tema gestão de pessoas?

Carlos Baldasso: Desde que implementei o Qualidade Total do Sebrae, há mais de doze anos, em outra propriedade da família. Sempre achei que a qualidade está nas pessoas. Se tiver algo de qualidade nas mãos de quem não tem qualidade, tudo se perde, mas se tiver material humano de qualidade, mesmo com poucos recursos, vai ter sucesso.

BeefPoint: O que você considera mais importante para fazer uma boa gestão de pessoas em uma fazenda de gado de corte?

Carlos Baldasso: Como em qualquer empreendimento, você tem que ter pessoas comprometidas, e isto começa no processo de seleção. Buscar informações, ter referências e fazer entrevista antes de contratar é de suma importância.

Depois disso, é primordial ter um manual de procedimentos, onde se explana a forma de cada colaborador atuar, pois assim cada um sabe exatamente o que vai fazer e não tem como alegar que não sabia ou não foi orientado. Motivar os colaboradores através do reconhecimento e implantar um sistema de metas são outras ferramentas.

foto (8)

BeefPoint: Qual o exemplo de gestão de pessoas na pecuária, no Brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?

Carlos Baldasso: Admiro a Fazenda Santa Vergínia. Existem outros, com certeza.

BeefPoint: Qual o maior desafio da gestão de pessoas na pecuária brasileira hoje?

Carlos Baldasso: A vida moderna. Quero dizer, todos querem ter uma vida social. Chegar no fim de tarde e ir jogar um futebol, cinema, encontrar amigos de outras áreas e ter o convívio social. Coisas de que, quem está afastado da cidade não tem como implementar tão facilmente. Por esta razão, temos que tentar envolver todos e fazer com que enxerguem o lado positivo do meio rural. Segurança, tranquilidade, custo de vida, vida saudável e fazer com que os colaboradores tenham a liberdade de, quando possível, ter a oportunidade de sair da rotina.

BeefPoint: Em relação a gestão de pessoas, qual inovação na pecuária de corte você mais gostou nos últimos anos? O que estamos precisando inovar?

Carlos Baldasso: O trabalhador rural está tendo que se atualizar constantemente. Hoje é normal se falar em FIV, confinamento e tantas outras novas tecnologias e isto traz uma melhora geral, pois todos temos que estudar.

BeefPoint: O que você implementou de diferente em gestão de pessoas em 2012-2013? O que você fez em 2012-2013 que te trouxe mais resultados?

Carlos Baldasso: Estabelecer metas que sejam fáceis de serem mensuradas e entendidas por todos, e premiar quem participa efetivamente das mudanças. Metas como índice de mortalidade e também ganho de peso. Isto não é complicado e é fácil de ser entendido por todos.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2013-2014, em gestão de pessoas? E porquê?

Carlos Baldasso: A princípio, neste ano, consolidar o que já está sendo feito já é um grande passo. Talvez a maior dificuldade é manter as pessoas motivadas. O ser humano sempre precisa de novos desafios.

BeefPoint: O que o setor poderia fazer para melhorar a gestão de pessoas na pecuária no Brasil?

Carlos Baldasso: Cursos, treinamentos para líderes (capatazes), ensinar como cobrar resultados, fazer as pessoas entenderem e gostarem do que fazem, buscando sempre o processo de melhoria.

BeefPoint: Qual seu recado para produtores de gado de corte, em especial os interessados em gestão de pessoas?

Carlos Baldasso: Que busquem formar uma equipe comprometida. Busquem ferramentas tipo BPA (Boas Práticas Agropecuárias da Embrapa), para que, desta forma, consigam produzir mais e melhor.

foto (6)

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress