Uruguai estuda protocolo para incluir gado terminado com grãos na Cota Hilton
8 de julho de 2020
Brasil tenta impulsionar agricultura no Grupo de Ottawa
9 de julho de 2020

Cargill Nutrição Animal lança franquias para expandir alcance entre pecuaristas

A Cargill Nutrição Animal anunciou hoje a criação de um sistema de franquias para expandir o alcance de suas soluções entre clientes pecuaristas de gado de leite e de corte. Os franqueados operarão com a marca Nutron principalmente dentro das fazendas.

O novo canal de vendas já começa com dez franqueados, e a companhia espera alcançar nos próximos cinco anos cerca de 300 franqueados. A Cargill não revelou o faturamento do negócio, mas disse que investiu R$ 30 milhões no projeto de ampliação de seu alcance comercial, que também envolve mais estratégias.

Segundo Leonardo Gondim, diretor de marketing e tecnologia da Cargill, a estratégia de franquias vai se somar às demais estratégias de vendas da companhia, realizadas por funcionários próprios, revendedores e cooperativas.

Em cinco anos, o objetivo da Cargill é dobrar o número de vacas em lactação atendidas pelos produtos da Nutron, para mais 1 milhão de cabeças tratadas, e quadruplicar seu alcance no mercado de gado alimentado em pasto, tornando uma das três principais empresas do segmento. A multinacional está hoje entre as dez maiores de nutrição de gado em pasto.

A Cargill Nutrição Animal afirmou que tem 25% de participação de mercado na pecuária leiteira e já é líder no mercado de gado confinado, com fatia de 30%, posição que pretende manter.

Antes da pandemia, a multinacional estimava que cresceria 14% em nutrição animal no Brasil, mas, com os impactos do coronavírus, a projeção deve ser revisada. Mas a companhia ainda espera crescer neste ano e segue com a perspectiva de dobrar o tamanho da Nutron, que também atua em outras cadeias de proteína animal, nos próximos cinco anos.

Em coletiva de imprensa, Pedro Terencio, líder de canais indiretos da Cargill, disse que o foco do grupo é avançar no Brasil central, como no sudeste de São Paulo, em Minas Gerais, no Centro-Oeste e em partes da região Norte. A companhia também está inaugurando um centro de distribuição em Tocantins, próximo da divisa com o Pará, que deve aumentar a oferta para a região.

Para a pecuária leiteira, a expectativa é que a estratégia com franqueados amplie mercados em Goiás e Minas Gerais. Terencio disse que a Cargill também pode chegar a Estados “não pecuários” tradicionalmente, desde que haja mercado e franqueados dentro do perfil que a companhia busca. “Vamos olhar se tem caracteristicas de empreendedor, técnico e gestor”, disse.

Os franqueados receberão manuais de orientação para atender os pecuaristas e para gerir seu negócio, e também terão acesso a treinamentos virtuais. Dados os elevados volumes de ração demandados pela pecuária, a expectativa da Cargill é que 90% dos franqueados atue diretamente nas fazendas, enquanto os demais 10% podem ter algum ponto físico de atendimento para vendas de curto prazo.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress