Mercado Físico do Boi – 26/08/11
26 de agosto de 2011
USMEF busca expandir carne bovina no setor varejista do México
26 de agosto de 2011

Características e vantagens do semiconfinamento: entrevista com André Alves de Souza

O Semiconfinamento pode ser uma técnica vantajosa para terminação de bovinos de corte mantidos a pasto. Para falar das características e vantagens dessa prática, André Alves de Souza, médico veterinário D.Sc. Nutrição e Produção Animal e consultor em nutrição animal, concedeu uma entrevista ao BeefPoint.

O Semiconfinamento pode ser uma técnica vantajosa para terminação de bovinos de corte mantidos a pasto. Para falar das características e vantagens dessa prática, André Alves de Souza, médico veterinário D.Sc. Nutrição e Produção Animal e consultor em nutrição animal, concedeu uma entrevista ao BeefPoint.

André tem amplo conhecimento na área de nutrição de bovinos de corte. Foi pesquisador convidado do Departamento de Ciências Animais – Laboratório de Qualidade de Carnes – Colorado State University. Concluiu mestrado em ciência animal e pastagem pela ESALQ, USP e doutorado em nutrição e produção animal pela UNESP – Botucatu/SP e CSU – Colorado State University. Atualmente é consultor da Planpec – Pecuária de Resultados.

André Alves também será instrutor do curso online Semiconfinamento de Bovinos de Corte. Confira a entrevista e saiba mais sobre o tema:

Como você definiria um semiconfinamento?
R: Uma ferramenta simples e barata de acelerar o processo de acabamento a pasto, qualidade da carcaça produzida e aumentar os lucros da terminação.

No período de secas, as pastagens reduzem significativamente sua qualidade e produção, por que o semiconfinamento pode ser uma opção para superar esse déficit?
R: O semiconfinamento tem como base de produção a forragem, corrigindo o déficit de produção desta através da vedação nas secas, ou maximizando o desempenho nas águas através da correção das deficiências de qualidade através do suplemento nas secas e nas águas.

Quais itens devem ser considerados no planejamento de um semiconfinamento?
R: Diversos fatores devem ser considerados no planejamento de um semiconfinamento, desde o aparte do lote de animais que entrarão no semiconfinamento, planejamento de produção ou compra da ração, até a vedação das áreas de pastejo que serão utilizadas, sendo esse o mais determinante para o sucesso do semiconfinamento.

Que vantagens o semiconfinamento tem se comparado a utilização apenas de pastagens vedadas?
R: A utilização de pastagens vedadas somente resolve a disponibilidade de forragem aos animais no período seco. Porém, apenas esse aumento da disponibilidade de forragem não resolverá o problema principal das secas que é a queda na qualidade das forragens e no ganho de peso animal. Pelo fato da forragem ser de baixa qualidade e ter baixa digestibilidade, irá limitar o consumo total de matéria seca e o ganho de peso durante o período.

E em relação ao confinamento?
R: No semiconfinamento, além de aumentarmos a disponibilidade de forragens, corrigimos suas deficiências através do fornecimento do suplemento, ajustando o ambiente ruminal para digestão da fibra de baixa qualidade presente no período seco. Já no período das águas, aproveitamos a boa disponibilidade e qualidade de forragem para através do fornecimento do suplemento maximizarmos o ganho de peso no período.

No curso online Semiconfinamento de Bovinos de Corte, o que os alunos podem esperar aprender e discutir?
R: No curso de Semiconfinamento, serão abordados todos os fatores ambientais, animais e de manejo que determinam o sucesso não só do semiconfinamento, como de outras tecnologias de suplementação e terminação de bovinos a pasto. Além disso, abordaremos temas relacionados as diferentes estratégias do uso dessa ferramenta tanto na seca como nas águas, visando sempre a maior lucratividade dentro do sistema.

Para saber como planejar e utilizar corretamente essa técnica, clique aqui e se inscreva!

1 Comment

  1. Wilmar Rodrigues Santiago disse:

    Andre,

    Quando terá novo curso on line sobre semiconfinamento?

plugins premium WordPress