Mercado Físico da Vaca – 26/08/11
29 de agosto de 2011
Mercado Físico do Boi – 29/08/11
29 de agosto de 2011

Capacidade de estocagem em silos bag

A maioria dos pecuaristas prefere os silos horizontais, principalmente o tipo superfície, contudo o silo bag se encontra em franco desenvolvimento no nosso país. A silagem estocada em bag é produzida com máquinas que "empacotam" a forragem picada em tubos plásticos horizontais. Os silos bag possuem certa variedade de tamanhos (1,8 a 3,6 m de diâmetro e 30, 60 ou 90 m de comprimento), sendo a dimensão 1,8 por 60 m a mais comum no mercado brasileiro para se estocar silagem. Com muita frequência nós somos questionados sobre a capacidade de estocagem de silos bag. Uma maneira para se estimar a quantidade de massa que pode ser armazenada é calcular o volume e multiplicá-lo pela sua densidade.

As propriedades agrícolas podem estocar silagem de várias formas, utilizando os silos horizontais (trincheira ou superfície), o silo torre, o silo-fardo revestido por filme plástico (bola) e os silos tubulares (bag).

A maioria dos pecuaristas prefere os silos horizontais, principalmente o tipo superfície, contudo o silo bag se encontra em franco desenvolvimento no nosso país. A silagem estocada em bag é produzida com máquinas que “empacotam” a forragem picada em tubos plásticos horizontais (Figura 1). Os silos bag possuem certa variedade de tamanhos (1,8 a 3,6 m de diâmetro e 30, 60 ou 90 m de comprimento), sendo a dimensão 1,8 por 60 m a mais comum no mercado brasileiro para se estocar silagem.

Figura 1 – Silo bag sendo confeccionado.

Com muita frequência nós somos questionados sobre a capacidade de estocagem de silos bag. Uma maneira para se estimar a quantidade de massa que pode ser armazenada é calcular o volume e multiplicá-lo pela sua densidade. O volume pode ser calculado pela seguinte equação:

V = 3,14 x r2 x C

Onde:

V = volume (m3);
r = raio (m). Para se obter o raio divide-se o diâmetro por 2;
C = comprimento (m)

Como o comprimento do bag não é aproveitado na sua totalidade, deve-se utilizar o “comprimento efetivo com silagem”, o qual pode ser calculado pela equação:

Comprimento de silagem = comprimento do bag – (2 x diâmetro)

O segundo e último passo para se estimar a capacidade é obter a densidade da massa. O correto é trabalhar com valores que são originados de silos da própria fazenda, ou seja, baseado no manejo local. Caso você não os tenha pode-se utilizar valores entre 150 a 230 kg MS/m3.

Abaixo segue um exemplo, o qual está baseado nas seguintes informações:

a) Comprimento do bag: 60 m;
b) Diâmetro do bag: 1,8 m;
c) densidade da silagem: 180 kg MS/m3;
d) matéria seca (MS) da silagem: 33%

1) Comprimento de silagem = comprimento do bag – (2 x diâmetro)
Comprimento de silagem = 60 – (2 x 1,8) = 56,4 m

2) V = 3,14 x r2 x C
V = 3,14 x 0,92 x 56,4 = 143,45 m3

3) Capacidade de estocagem = V x densidade
Capacidade = 143,45 x 180 = 25,8 t MS

Caso você necessite saber a quantidade de silagem estocada em matéria verde (MV), basta dividir o valor encontrado acima (25,8) pela MS da silagem. Então, a Capacidade em MV = 25,8 / 0,33 = 78,2 t

0 Comments

  1. carlos ovidio m.d. disse:

    este metodo traera mejoras en los ensilados, mejor cobertura de trabajo y sencillez por el empaque del mismo. Ademas de ahorrarse tiempo.Gracias por compartirnos su conocimiento.

plugins premium WordPress