Ensilagem de cana desponta como ótima alternativa reduzindo custos com volumosos, mão de obra e manejo
30 de junho de 2005
Faltam contêineres para exportação de carne
4 de julho de 2005

Canadá ultrapassa meta de testes de EEB para 2005

O Canadá já ultrapassou sua meta de testes de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como doença da ‘vaca louca’, estabelecida dentro do plano de vigilância contra a doença para este ano. A meta para 2005 era de testar 30 mil bovinos e, até 17 de junho, o país testou 32.363 amostras coletadas e testadas através de redes de laboratórios provinciais e federais do país.

O nível e o projeto de testes de EEB do Canadá estão em total acordo com as diretrizes recomendadas pela Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE). As amostras coletadas são focadas em bovinos de alto risco dentro do rebanho nacional. Isso inclui todos os animais de mais de 30 meses que estão mortos, deprimidos, morrendo ou doentes, e animais com sintomas clínicos suspeitos de qualquer idade.

As autoridades canadenses disseram que o programa dirigido de vigilância é crucial para definir o nível de EEB no Canadá e para confirmar a efetividade das medidas colocadas em prática para proteger a saúde humana e animal de doenças. Com base na intensidade e sensibilidade do programa de testes e nas informações coletadas pelas investigações do Canadá, as evidências continuam demonstrando que a prevalência de EEB no país é extremamente baixa e continua declinando.

“O fato de termos ultrapassado esta meta de vigilância até o meio do ano ilustra a efetividade do programa nacional de vigilância e o alto nível do compromisso dos produtores canadenses em encontrar a doença”, disse o ministro da Agricultura e Agro-Alimentos, Andy Mitchell.

Em 2004, o Programa de Indenização de Vigilância contra EEB foi implementado fornecendo pagamentos aos produtores por seus serviços quando amostras válidas eram enviadas ao programa nacional. Esses pagamentos ajudam os produtores a cobrir a parte de custos com exames veterinários e com disposição de carcaças.

Muitas províncias canadenses também demonstraram seu compromisso fornecendo suporte adicional para o programa de indenização através do aumento da capacidade laboratorial, campanhas de educação e conscientização, assistência na amostragem e suplementos financeiros aos pagamentos federais. O departamento de Agricultura disse que este esforço coletivo é crítico para um programa nacional de vigilância bem sucedido e para a contínua demonstração da vigilância na saúde pública e animal, bem como na segurança dos alimentos do Canadá.

Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress