Fechamento 12:08 – 19/03/02
19 de março de 2002
Argentina avalia plano de erradicação da aftosa
21 de março de 2002

Canadá: Perspectivas para 2002

O Foreign Agricultural Service, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (FAS/USDA) divulgou as perspectivas de produção de carne bovina no Canadá.

Carne bovina e rebanho

O rebanho bovino do Canadá deverá ser recomposto durante 2002 e 2003, quando os produtores vão fazer a reposição de novilhas e vacas, mas a palavra de ordem neste assunto é “lentidão”. A necessidade de recomposição do rebanho veio após a estiagem que atingiu o oeste do país em 2001, e que resultou em uma antecipação dos abates de fêmeas. No entanto, não há evidências que sugiram uma necessidade rápida de recompor o rebanho bovino canadense, considerando-se os padrões atuais de abates.

Os dados do rebanho bovino do Canadá até o dia 1o de janeiro deste ano mostraram que houve apenas uma pequena alteração com relação ao ano anterior. A perspectiva para o final do ano é que haja um leve avanço, para mais de 13 milhões de cabeças, registrando um aumento de 1%. O ano de 2002 será caracterizado pela redução das importações e fortalecimento das exportações de gado, e redução dos abates domésticos. A previsão é de que haja uma redução de 2,5% a 3% nos abates de bovinos em 2002, quando comparados aos números de 2001, com a produção de carne reduzindo-se em nível semelhante.

Preços

Os preços durante o ano de 2001 foram bons para os produtores de gado canadenses. Porém, a previsão da maioria dos analistas do setor é de um enfraquecimento nos preços em 2002, com redução da lucratividade, refletindo o aumento nos preços dos grãos.

Comércio de carne bovina

Importações

Houve um aumento nas importações de carne bovina no Canadá em 2001, principalmente devido ao aumento das importações de carne da Nova Zelândia e Austrália. Os Estados Unidos permaneceram sendo o principal fornecedor deste produto ao país. Entretanto, as exportações de carne bovina dos EUA ao Canadá, no período de janeiro a novembro de 2001, caíram cerca de 10%, enquanto as importações totais no mesmo período, de todas as fontes, foram 14% maiores do que as do ano anterior. Analistas do setor esperam um modesto crescimento no mercado de importação de carne bovina do Canadá em 2002.

Exportações

No período de janeiro a novembro de 2001, as exportações totais de carne bovina aumentaram 11%, quando comparadas com as do mesmo período do ano anterior. As exportações aos Estados Unidos, principal mercado de exportação da carne canadense, aumentaram cerca de 11%. Porém, o mercado que apresentou maior aumento para as exportações de carne bovina do Canadá foi o do México, onde houve um aumento de 75%, neste período.

Para o ano de 2002, os analistas do setor esperam que as exportações de carne mantenham o crescimento, tanto para os mercados dos EUA e do México, quanto para outros mercados, como Japão, Coréia do Sul e Taiwan.

Políticas do setor

O ministro da Agricultura do Canadá, Lyle Vanclief, anunciou em 14 de dezembro de 2001 a criação da Agência Canadense de Pesquisa, Promoção e Desenvolvimento de Mercado para Pecuária de Corte, a qual faz parte do Farm Products Agencies Act (FPAA). Pelo FPAA, uma agência de promoção e pesquisa de um produto agrícola pode arrecadar fundos, conduzir pesquisas primárias, desenvolver novos produtos, fazer campanhas de promoção e divulgação, fazer pesquisas nutricionais e promover a educação dos consumidores.

Essa nova agência será financiada por tarifas obrigatórias impostas sobre as carnes vendidas no Canadá – nacionais ou importadas. De acordo com a Associação dos Produtores de Carne do Canadá, a proposta desta agência é “fornecer uma fonte segura de pesquisas, desenvolvimento de mercado e promoção, que beneficia a todos que fazem parte da indústria da carne. Esse importante programa irá garantir que o produto canadense tenha uma das performances mais avançadas do mundo no que diz respeito a alta qualidade, segurança e iniciativas de mercado”.

A criação desta agência permitirá, pela primeira vez, que a coleta de fundos seja feita sobre toda a carne vendida no Canadá (importada inclusive). De acordo com a associação de produtores, isso aumenta o potencial de arrecadação para mais de 1 milhão de dólares canadenses (US$ 630 mil) por ano.

Fonte: FAS/USDA, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress