Balizador de Preços do Boi Gordo GPB – Boletim de 21-maio-2019
22 de maio de 2019
Nova fórmula reduz fretes para os grãos
23 de maio de 2019

Canadá garante acordo para expandir o acesso a carne bovina ao Japão

Autoridades canadenses anunciaram que o Governo do Canadá garantiu maior acesso ao mercado para a carne bovina de gado com mais de 30 meses de idade para o Japão, a terceira maior economia do mundo.

O anúncio segue uma reunião dos Ministros da Agricultura do G20 e uma visita ao Japão, de 11 a 12 de maio.

O Japão suspendeu as restrições de longa data sobre as exportações de carne bovina dos EUA na semana passada – uma medida que o USDA estima aumentar as exportações de carne bovina e de carne bovina dos EUA para o país insular em até US $ 200 milhões por ano.

“Tive o prazer de defender e representar nossos agricultores e processadores no Japão na semana passada”, declarou Marie-Claude Bibeau, Ministra da Agricultura e Agroalimentar, em um comunicado à imprensa. “Aumentar e diversificar o comércio nos mercados dinâmicos da Ásia é uma parte importante da estratégia comercial global do nosso governo.”

De acordo com o comunicado, o Japão é um mercado importante para a carne bovina canadense, com exportações de quase C $ 215 milhões em 2018. Com base nas estimativas da indústria, o acesso expandido anunciado hoje tem o potencial de aumentar ainda mais as exportações em até 20%, contribuindo para a meta do governo de US $ 75 bilhões em exportações anuais de agroalimentos até 2025.

O acesso ampliado ao mercado de carne bovina fornecido pelo Acordo Global e Progressivo para a Parceria Transpacífica (CPTPP) cria novas oportunidades para as exportações canadenses de carne bovina ao Japão, disseram autoridades.

Nos primeiros três meses de vigência do CPTPP, as exportações canadenses de produtos agroalimentares, peixes e frutos do mar para os países CPTPP aumentaram 3,6% em relação ao mesmo período de 2018, com as exportações canadenses de carne bovina para o Japão aumentando em mais de 117%.

Sob o CPTPP, as tarifas do Japão de 38,5% sobre as importações de carne bovina já foram reduzidas para 26,5%, e o Canadá espera realizar novas reduções para 9% em 14 anos.

O governo dos EUA retirou-se do CPTPP logo após a posse do presidente Donald Trump em 2016.

Fonte: MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress