Goergen: líder do governo disse que adesão ao Refis do Funrural será até 30/10
29 de maio de 2018
Principais indicadores do mercado do boi –29-05-2018
29 de maio de 2018

Canadá deverá produzir 1,4 milhão de toneladas de carne bovina esse ano

Em 1 de janeiro, o rebanho bovino no Canadá era de 11,6 milhões de cabeças, um aumento de 0,9% em relação ao ano anterior. Com 3,7 milhões de cabeças, o rebanho bovino registrou um segundo ano consecutivo de crescimento, embora apenas 0,8% em relação ao ano anterior.

Antes desses dois anos, o número de vacas de corte sofreu 11 anos consecutivos de contração, mas agora está em um período de consolidação.

A produção canadense de carne bovina deverá ser de cerca de 1,4 milhão de toneladas este ano, refletindo um modesto aumento de 0,2% em relação ao ano passado. No entanto, até o primeiro trimestre de 2018, a produção nacional de carne bovina cresceu 7% com relação ao ano anterior, apoiada pelo efeito da redução das exportações de alimentos para os EUA em 2017, que agora sustentam um aumento na produção nacional de carne bovina.

Exportações do Canadá

Em 2017, as exportações canadenses de carne bovina totalizaram 380.000 toneladas (30% da produção total) e as exportações no primeiro trimestre aumentaram 7% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Ao longo dos últimos cinco anos, em média, 72% de todas as exportações canadenses de carne bovina foram destinadas para os EUA e essa tendência continuou até agora este ano, com 76% (ou 65.000 toneladas) de carne bovina exportada através da fronteira (janeiro -março). No entanto, o restante das exportações canadenses de carne bovina é enviado ao redor do mundo para mais 40 países.

As exportações de carne bovina do Canadá (peso embarcado) até março incluem:

Estados Unidos, com 65.349 toneladas, um aumento de 14%

Hong Kong, com 4.953 toneladas, um aumento de 2%

Japão, com 4.909 toneladas, alta de 6%

México, com 3.492 toneladas, 11% de volta

Coreia do Sul, com 1.000 toneladas, volta 28%

China, com 964 toneladas, 56% de volta

Filipinas, com 882 toneladas, 4% de volta

Acesso ao mercado

Como a Austrália e os EUA, o Canadá é um produtor de carne bovina de alta qualidade que continuará a se beneficiar da robusta demanda mundial de carne bovina. No entanto, com um rebanho de vacas de corte relativamente pequeno e um grande mercado interno, o crescimento da carne bovina de alta qualidade exportável permanecerá limitado.

No entanto, a negociação da Parceria Transpacífica Global e Progressiva (CPTPP) deverá trazer benefícios para as exportações canadenses de carne bovina.

Atualmente, o Canadá está sujeito a uma tarifa de 38,5% sobre a carne bovina resfriada e congelada exportada para o Japão. No entanto, no âmbito do CPTPP, o Canadá se beneficiará da eliminação progressiva das tarifas dos produtos de carne bovina junto com outros países participantes, com as tarifas reduzindo para 9% em um período de 15 anos. Notavelmente, o Canadá desfrutará de uma vantagem competitiva sobre os EUA, que não farão parte do acordo e permanecerão com a tarifa mais alta mencionada anteriormente.

No entanto, com cerca de 80% das exportações canadenses de carne bovina destinadas à América do Norte, qualquer renegociação ou retirada do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) provavelmente impactaria fortemente a indústria canadense de carne bovina e teria efeitos sobre os mercados de carne bovina em todo o mundo.

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress