Reposição Fêmea Nelore – 08/04/09
8 de abril de 2009
Março: exportações de carne bovina recuperam; receita aumentou 23,89% em relação a fevereiro
10 de abril de 2009

Calagem em pastagens

A reação do solo é o primeiro fator a ser conhecido em uma gleba a cultivar, visto que, caso ela não seja favorável, providências devem ser tomadas (...). Você se interessa em aprender como corrigir o solo de sua propriedade, de forma correta, utilizando métodos e técnicas de adubação? Conheça o Curso Online Adubação de pastagens - conceitos essenciais , que terá início no dia 23 de abril, e participe!

A reação do solo é o primeiro fator a ser conhecido em uma gleba a cultivar, visto que, caso ela não seja favorável, providências devem ser tomadas com antecedência aos cultivos e até ao preparo do solo (Raij, 1991).

Há três condições possíveis de reação do solo: acidez, neutralidade e alcalinidade. A acidez é comum em regiões cuja precipitação pluvial é suficientemente alta para lixiviar quantidades consideráveis de bases trocáveis do solo (K, Ca e Mg; Vitti & Luz, 2004). O material de origem do solo pode até equilibrar a situação, repondo parcialmente as bases perdidas através da decomposição de minerais primários e secundários. Entretanto, solos tropicais, altamente intemperizados, não dispõem mais dessas fontes de bases (Raij, 1991).

Além da lixiviação, outros processos envolvendo a remoção de bases do solo são a erosão e a absorção de cátions pelas plantas que, além de retirar continuamente cátions essenciais, deixam em seu lugar quantidades equivalentes de H+, ou seja, também desempenham papel no suprimento de H+ para a solução (Figura 1).

Figura 1. Representação esquemática da troca iônica existente entre as raízes das plantas e a solução do solo no momento da absorção de nutrientes

Outras fontes de íons H+ para a solução do solo são a dissociação do ácido carbônico formado pela dissolução do CO2 do ar nas águas da chuva; dissociação de radicais OH expostos em arestas de fratura de minerais de argila, e de óxidos hidratados de ferro e de alumínio; dissociação de grupos ácidos da matéria orgânica; hidrólise de íons monômeros e polímeros de alumínio no complexo de troca; além de ácidos produzidos pela atividade biológica e por práticas agrícolas (Vitti & Luz, 2004).

Entre as práticas agrícolas de efeito acidificante, destaca-se a aplicação de fertilizantes nitrogenados, como o nitrato e sulfato de amônio (equação 1), e no caso da atividade biológica, destaca-se a mineralização da matéria orgânica (MO), que tende a acidificar o solo durante a oxidação do amônio a nitrito (equação 2).

(NH4)2SO4 + 4O2  2H+ + SO4-2 + 2H+ + 2NO3- + 2H2O (1)

2NH4+ + 3O2  2NO2- + 4H+ + 2H2O (2)

Assim, a acidificação do solo é um processo natural e inevitável, exigindo correções periódicas através da aplicação de materiais corretivos (Vitti & Luz, 2004).

Este é um trecho do terceiro módulo do Curso Online Adubação de pastagens – conceitos essenciais.

Com início no dia 23 de abril, o conteúdo foi elaborado pelo M.Sc., engenheiro agrônomo, produtor rural, consultor em empreendimentos pecuários e membro do grupo de pesquisa CAPIM (Caracterização e Avaliação de Pastagens Intensivas e seu Manejo), Miguel José Thomé Menezes, e será instruído pelo M.Sc., engenheiro agrônomo e doutorando em Ciência Animal e Pastagens, Ricardo C. D. Goulart.

Você se interessou em aprender como corrigir o solo de sua propriedade, de forma correta e utilizando métodos e técnicas de adubação? Veja abaixo a programação completa deste curso e faça agora mesmo sua inscrição!

0 Comments

  1. Carlos Alberto Meirelles de Azevedo disse:

    Parabéns pelo site, que realmente é de alta ajuda ao pecuarista.

plugins premium WordPress