Thiago Maluf: é preciso ter uma maior união entre produtores e fortalecimento de associações, assim haverá maior visibilidade da classe
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Marcelo Shimbo: confinadores, escutem seus clientes e produzam algo que alguém realmente queira comprar
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Caio Junqueira Neto: todos os confinadores precisam de educação financeira

Prêmio BeefPoint – Edição Confinamento vai homenagear quem faz a diferença nos confinamentos do Brasil. Essa é uma iniciativa do BeefPoint, e tem a Assocon como parceira. A premiação será feita durante o Interconf 2013, evento da Assocon que acontecerá nos dias 9 a 12 de setembro de 2013, em Goiânia/GO e que o BeefPoint está fazendo a curadoria de conteúdo.

Para conhecer melhor os finalistas, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas que mostram o que eles têm feito para se destacar na pecuária de corte.

Confira abaixo a entrevista com Caio Junqueira Neto, um dos finalistas na categoria Comercialização e Mercado Futuro em Confinamento.

Caio Junqueira Franco Neto

Caio Junqueira Franco Neto é formado em Zootecnia pela Faculdade UNOESTE de Presidente Prudente em 2001, com MBA em Agribusiness na primeira turma da FGV SP. Atuando no mercado futuro do boi gordo desde 1997 – onde executava travas (hedge) para alguns clientes e se aventurava em eventuais operações especulativas. No início de 2004, abriu a corretora CROSS, onde até hoje atua no mercado como brooker de commodities com ênfase no boi.

BeefPoint: O que você considera mais importante em um confinamento de gado de corte?

Caio Junqueira Neto: Ao meu ver são 3 os grandes pilares para um bom resultado no confinamento:

  • Nutrição
  • Gestão administrativa (aferição de número, pesagens, compras de animais, consumo ração)
  • Gestão estratégica de riscos (hedge), vendas no mercado spot.

BeefPoint: Qual o maior desafio dos confinamentos no Brasil hoje?

Caio Junqueira Neto: Achar bons parceiros (indústrias) que paguem de forma adequada todas as melhorias que o bom pecuarista vem promovendo em seu animal terminado.

BeefPoint: O que você fez em 2012 que te trouxe mais resultados?

Caio Junqueira Neto: 2012 foi um ano em que não apostamos em grandes altas devido ao fraco crescimento do Brasil. Ao longo do ano, fomos enumerando e enfatizando possíveis motivos que não deixaram a @ se valorizar excessivamente e orientamos os clientes que a venda a mercado futuro era uma boa escolha.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2013? E por quê?

Caio Junqueira Neto: 2013 é um ano que promete ser diferente de 2012 em vários fatores:

  • Primeiramente, acreditamos em um PIB fraco, mas acima do ano de 2012, o que ajudaria no consumo interno (que ainda é fraco, mas possivelmente acima do ano passado).
  • O dólar, em um patamar muito acima do ano passado, vem incrementando em muito as exportações.
  • Fator clima. A geada forte que aconteceu no Sul do Brasil pegou vários estados produtores de boi a pasto! Esse fato fará com que “suma” de uma só vez o animal ofertado de capim, deixando a oferta para o segundo semestre em cima apenas de confinamento.
  • Uma possível redução dos animais confinados ao longo do ano (dados de pesquisas a campo).

Em cima disso, as estratégias para proteção têm ficado em cima de compras de PUTs (opções de vendas) preço mínimo.

BeefPoint: Qual mensagem gostaria de deixar para os confinadores no Brasil?

Caio Junqueira Neto: Educação financeira urgente! BM&F é uma ferramenta para ser utilizada por todos, não só os grandes ou médios… Todos os confinadores! Só o conhecimento ira nós tirar da escuridão!

Confira a Programação do Interconf 2013

Lembramos que todos os finalistas do prêmio são convidados vip cortesia do Interconf 2013.

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