Mercado Físico da Vaca – 21/08/09
21 de agosto de 2009
Mercados Futuros – 24/08/09
25 de agosto de 2009

Caio Barbosa, da Praterra Agropecuária, fala sobre confinamento e Interconf 2009

Caio Barbosa é Gerente Geral da Praterra Agropecuária. Trabalha com confinamento (Fazenda Serra Azul em Rosário Oeste - MT) de gado nelore e cruzamento industrial (Montana), abatendo em média 6.000 cabeças por ano.

Caio Barbosa é Gerente Geral da Praterra Agropecuária. Trabalha com confinamento (Fazenda Serra Azul em Rosário Oeste – MT) de gado nelore e cruzamento industrial (Montana), abatendo em média 6.000 cabeças por ano e utiliza dieta composta por cana cortada no dia, sorgo, núcleo mineral e torta de algodão ou farelo de soja. Na pequena entrevista abaixo, Caio fala sobre os desafios do confinamento em 2009 e o Interconf 2009, que acontece em Goiânia, de 15 a 17 de setembro.

BeefPoint: No cenário atual do mercado do boi e da economia brasileira, qual seu principal foco de atenção/dedicação no seu confinamento?

Caio Barbosa: Ficar atento para evitar os pequenos gargalos que podem comprometer o custo da operação e não perder tempo, ou seja, boi pronto e acabado = boi negociado.

BeefPoint: De que maneira a crise econômica global que se iniciou em setembro passado e que agora já dá sinais de reversão influenciou seu negócio de confinamentos de bovinos?

Caio Barbosa: Devido a crise e a incerteza do que ocorreria com os preços futuros, prorrogamos a expansão do nosso confinamento em MT.

BeefPoint: O que você tem feito de diferente em seu negócio de confinamento de gado de corte em 2009?

Caio Barbosa: Fechamos uma parceria com o Carrefour, voltada para o abate de fêmeas, categoria que antes não confinávamos. Castramos 20% dos machos para também atender esta parceria.

BeefPoint: Você participou do Interconf 2008? Se sim, qual sua opinião sobre o evento, o que mais valeu a pena e diferenciou o encontro de confinadores realizado pela Assocon?

Caio Barbosa: Sim. As informações diversas do seguimento que recebemos nas palestras e as experiências trocadas com produtores e profissionais durante o evento foram de grande valor.

BeefPoint: Você irá participar do Interconf 2009? Se sim, o que espera encontrar/aprender por lá?

Caio Barbosa: Sim. Espero obter novas informações e novas trocas de experiências. O que mais espero é encontrar uma solução prática, viável e coerente sobre a grande espera que hoje temos que nos submeter para sermos auditados para exportação para União Europeia. É vergonhoso o ponto que estamos. Fazendas auditadas pelas certificadoras em outubro – novembro 2008 sendo vistoriadas pelo MAPA somente em agosto 2009.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress