4 de maio de 2017

Principais indicadores do mercado do boi –04-05-2017

Indicador do boi gordo à vista apresentou alta de 0,97%, cotado a R$ 138,78/@. Bezerro apresentou alta de 2,48%, cotado a R$ 1118,29/cabeça. O dólar apresentou baixa de 0,74%, cotado a R$ 3,15.
20 de outubro de 2010

O mercado de carnes especiais no Brasil (artigo)

A família Wessel está no Brasil há 52 anos, e nesse período trabalharam exclusivamente com carne bovina. Após um ano da chegada deles no Brasil, vindos da Hungria, inauguraram seu primeiro açougue na cidade de São Paulo. O primeiro açougue da família estava localizado no bairro do Bixiga, de classe média e no início da década de 1960 eles já começaram a trabalhar com carnes diferenciadas. Os Wessel então observaram que havia um nicho de mercado para produtos diferenciados e abriram um novo açougue que só comercializava carnes com cortes especiais. "Não dava para conviver no mesmo espaço uma clientela que comprava carne a R$8,00/Kg com a que comprava a R$28,00/Kg".
16 de setembro de 2010

Perspectivas do Mercado de Grãos em 2010 e 2011 (slides e artigo)

O mercado de grãos é influenciado por vários fatores, entre eles estão o crescimento demográfico, a retomada do crescimento global econômico, a recuperação dos preços dos alimentos, aumento do consumo de determinados alimentos, entre outros, como clima e câmbio. A retomada do crescimento econômico provocou a interrupção do processo de queda das commodities básicas: petróleo, metais, soja, milho, arroz e trigo. No Brasil, os preços da soja são pressionados pelo câmbio e pela questão da logística, principalmente no Mato Grosso. No primeiro trimestre de 2010 os preços ficaram abaixo dos preços de 2009 e 2008, em todas as regiões produtoras, não cobrindo o custo total da produção. O câmbio é um fator que está atrapalhando a concretização da previsão das exportações de milho para 2010. No primeiro quadrimestre de 2010 as vendas registraram uma queda de 33% em relação a 2009.
18 de agosto de 2010

Tendências e Perspectivas para a Cadeia da Carne Bovina Brasileira (slides e artigo)

Atualmente a cadeia da carne bovina brasileira passa por um momento com vários pontos favoráveis, tais como o aumento da demanda internacional, o surgimento de mercados emergentes e aquecimento do mercado interno, ciclo pecuário favorável. Apesar dessas boas perspectivas, não se deve esperar milagres. Vários fatores influenciam o mercado da carne bovina brasileiro e devem ser avaliados, tais como: a concentração e consolidação dos frigoríficos; a questão da sustentabilidade; o foco no consumidor; as estratégias de gerenciamento; a formação de associações. Ainda existem muitos desafios, dentro e fora da porteira.
28 de junho de 2010

Mercado interno de carne bovina: a visão da BR Foods (Perdigão + Sadia) (slides e artigo)

O consumo de proteína animal no Brasil já alcançou os níveis de países desenvolvidos. Há pelo menos 12 anos que o consumo interno de carne bovina é o mesmo: 36,9 kg/hab/ano. Como esse valor já é elevado, dificilmente aumentará. A saída, então, para aumentar a receita com o mercado interno é a agregação de valor nos cortes. A mudança no perfil do consumo interno de carne bovina se dará não só pelo crescimento da demanda devido ao aumento da população e da renda e queda no desemprego. Com a urbanização, o envelhecimento da população e os fatores sócio-culturais, a tendência é de ter produtos mais sofisticados, com maior praticidade e conveniência, e em menores porções. Com isso, está ocorrendo a migração do consumo de produto in natura para produtos preparados.
24 de junho de 2010

Exportações de carne bovina ao Irã: situação atual e perspectivas (slides e artigo)

As perspectivas para o ano de 2010 em relação à produção mundial de carne bovina não se alteram muito em relação os anos anteriores, com o Brasil sendo o segundo maior produtor de carne. Um dos mercados de maior aumento no consumo foi o Irã, que atingiu 20% do total das importações da carne bovina brasileira em 2010, ocupando a segunda posição de importadores do Brasil. Apesar desse grande crescimento, o Irã é um país de relações delicadas que a qualquer momento pode sofrer embargos e possíveis sansões comerciais, como por exemplo, a restrição das operações bancária.
22 de junho de 2010

Mercado do Boi em 2010 e 2011: a Visão do Confinador (slides e artigo)

As perspectivas para os números de confinamentos esse ano ainda são duvidosas, mas a tendência é de redução do total de animais confinados. Estudos mostram que, em relação às interferências climáticas, não teremos nenhum problema, como seca ou chuva excessiva, com tendência de ser uma estação normal. Na previsão dos custos do confinamento observa-se que o valor de compra da reposição está alto, e a rentabilidade prevista é baixa, gerando a dúvida da viabilidade do confinamento esse ano. Baseado na palestra de Alberto Pessina, diretor-executivo da Agropecuária Pessina S/A, apresentada no dia 20 de maio, durante o Workshop BeefPoint Mercado do Boi
18 de junho de 2010

Custos de Produção Brasileiros e Competitividade Internacional da Carne Bovina Brasileira (slides e artigo)

O Cepea/ESALQ está à frente de estudos da indústria de insumos, da produção agrícola, da agroindústria e do varejo. A informação de preços é a mais procurada pelos pecuaristas, mas a análise dos custos na pecuária se tornou mais importante nos últimos anos. O preço do boi sempre foi influenciado por crises políticas e econômicas do país. Com o plano real, todo o valor especulativo do boi acabou e passaram a receber um preço melhor aqueles que produziam e vendiam melhor. O Brasil tem ainda grande potencial de crescimento, através da intensificação do sistema de produção, sendo que para isso é necessário investimento e pesquisa.
16 de junho de 2010

Mercado do Boi Gordo, Economia e Política em 2010 (slides e artigo)

No cenário da economia mundial, tivemos recentemente um momento de crise, com início nos EUA que abalou fortemente a situação de muitos países, seguido por incentivos do governo para retomar o crescimento desses países, que hoje estão até freando o crescimento da economia. Hoje temos a questão das dívidas de países europeus, como a Grécia, que nos coloca em dúvida sobre os efeitos que poderá causar no crescimento da economia mundial. No Brasil, o aumento de emprego e de renda, fez aumentar o consumo e os preços. Na pecuária o que vemos é uma restrição na oferta, indicada pelo aumento no abate de fêmeas. As exportações continuam constantes, mas podem ser afetadas pela desvalorização do real e do euro. Baseado na palestra de José Carlos Hausknecht, sócio-diretor MB Agro Consultoria, apresentada no dia 20 de maio, durante o Workshop BeefPoint Mercado do Boi
16 de junho de 2010

Mercado do Boi Gordo, Confinamento e Reposição, uma conversa com Fábio Dias, diretor da Assocon

2 de junho de 2010

Vans, Açougues e Marcas de Carne: a Estratégia JBS-Friboi para o Mercado Interno (slides e artigo)

A grande preocupação do grupo JBS é a aproximação ao consumidor, que é carente de informações, através da melhora no relacionamento, do fornecimento de orientações. É um marketing focado não na venda de carne, mas na venda de momentos, de satisfação pessoal. Entre as estratégias adotadas estão: foco na exposição dos produtos nas gôndolas, ações cultural dentro das lojas, criação das lojas dentro de lojas, treinamento dos funcionários, uso das mídias sociais, etc. Mas, sem dúvida, a estratégia de marketing mais inusitada e mais comentada foi o uso das vans para vendas de carnes in natura de porta em porta.
28 de maio de 2010

Mercado de Bezerros e Garrotes em 2010 e 2011 (slides e artigos)

Os preços de bezerros e do boi gordo são influenciados por alguns condicionantes, como: variações climáticas, índices zootécnicos, variáveis econômicas e questões sanitárias. Outro fator muito importante que interfere na oferta de bezerros e nos preços, é o abate de matrizes. Nos últimos anos, o que estamos observando é o alto preço das categorias e a demanda aquecida. Se atentarmos para a diferença da produtividade das atividades de engorda e de cria, podemos acreditar que este cenário ainda se manterá. Baseado na palestra de André Camargo, analista de mercado do BeefPoint, apresentada no Workshop BeefPoint Mercado do Boi, realizado no dia 20 de maio de 2010.
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