Saiba tudo sobre o SP Burger Fest: 43 restaurantes e lanchonetes e duas semanas dedicadas ao hambúrguer, iniciando 14 de maio, em São Paulo
2 de maio de 2013
Mercado físico do boi gordo – 02-05-2013
3 de maio de 2013

Maria José de Carvalho Scalzilli: pecuaristas tradicionais, ainda dá tempo! acordem!

No dia 5 de abril foi realizado o Beef Summit Sul, em Porto Alegre – RS. O evento foi organizado pelo BeefPoint, em parceria com a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). O Beef Summit Sul reuniu nomes de sucesso do agronegócio para discutir e debater os rumos da pecuária de corte no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

No dia do evento, o BeefPoint homenageou as pessoas que fazem a diferença na pecuária de corte no Sul do Brasil através de um prêmio. Houve vários finalistas, em 19 categorias diferentes.

Os nomes foram indicados pelo público; em uma primeira etapa, através de um formulário divulgado pelo BeefPoint. Na segunda etapa, o público escolheu através de votação, o vencedor de cada categoria. Para conhecer melhor essas pessoas, o BeefPoint preparou uma entrevista com cada um deles.

Confira abaixo, a entrevista com Maria José de Carvalho Scalzilli, uma das ganhadoras do Prêmio BeefPoint Edição Sul na categoria Produtor de terneiros.

maria josé

Maria José de Carvalho Scalzilli mora em Santa Maria – RS. É advogada, formada em 1955 pela PUC-RS. Desempenha atividade agropecuária desde 1959, especialmente com gado Angus.

BeefPoint: Qual o maior desafio da pecuária de corte do sul do Brasil hoje?

Maria José de Carvalho Scalzilli: O principal desafio é melhorar de forma geral e efetiva a qualidade da carne produzida pelo estado, uma vez que o potencial do gado europeu ainda é explorado por poucos.

BeefPoint: Qual o exemplo de pecuária do futuro no sul do Brasil hoje?

Maria José de Carvalho Scalzilli: Sustentável, integrada com a agricultura, explorando ao máximo o cultivo de forrageiras de inverno, e efetivando a terminação dos animais até 24 meses. Isso é o que estamos realizando.

BeefPoint: Como podemos vender a carne do sul do Brasil de forma diferente e especial, em outras regiões do Brasil e no exterior?

Maria José de Carvalho Scalzilli: Através de um programa de certificação. Isto gera credibilidade do produto, por isso é que vendemos nosso gado para o programa da Angus.

BeefPoint: Qual inovação / novidade na pecuária de corte você mais gostou dos últimos anos? O que estamos precisando em inovação?

Maria José de Carvalho Scalzilli: Implementação do programa de IATF, pois inseminávamos uma pequena porcentagem de vacas e atualmente mais de 90% das nossas matrizes são inseminadas.

BeefPoint: O que o setor poderia / deveria fazer para aumentar sua competitividade no sul do Brasil?

Maria José de Carvalho Scalzilli: Podemos e devemos aumentar a produção por área, ou seja, verticalizá-la.

BeefPoint: O que você implementou de diferente na sua atividade em 2012?

Maria José de Carvalho Scalzilli: Implementamos e incrementamos um sistema de irrigação para pastagens voltada para a pecuária e nossos resultados prévios apontam uma rentabilidade equivalente às da agricultura.

BeefPoint: O que você fez em 2012 que te trouxe mais resultados?

Maria José de Carvalho Scalzilli: Todo esse contexto nos gerou um maior desfrute, e a integração com a agricultura foi fundamental, uma vez que terneiros desmamados e logo destinados às pastagens de inverno provenientes das áreas de soja nos apontaram maior rentabilidade.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2013? E porque?

Maria José de Carvalho Scalzilli: Como acredito que estamos trilhando o caminho certo, pretendo continuar a nossa luta para mostrar ao mercado a necessidade de se valorizar mais o terneiro pesado, e não de se pagar mais pelo leve e ruim.

BeefPoint: Qual sua mensagem para os pecuaristas?

Maria José de Carvalho Scalzilli: A minha mensagem é para os pecuaristas tradicionais: Eu tenho 80 anos!!! Ainda dá tempo!!! Acordem!!!

BeefPoint: Qual sua mensagem para a industria frigorífica e varejo?

Maria José de Carvalho Scalzilli: A minha mensagem para a indústria é que definitivamente entendam que o boi de qualidade começa no campo, dentro das estâncias.

Post relacionado:

Beef Summit Sul: confira a lista de homenageados do Prêmio BeefPoint

13 Comments

  1. Claudio Maluf Haddad disse:

    Essa é a Sra. Maria Jose Scalzilli : pessoa e profissional muito acima da media e principalmente plugada nos tempos atuais…Parabéns …

  2. Teresa Cristina Vendramini disse:

    Parabéns Maria José, pela determinação e persistência com seu trabalho. Um exemplo para todos nós. Teresa Cristina Vendramini

  3. FELIPE NAUAR disse:

    Parabéns pelo prêmio e pela mensagem! “Ainda dá tempo!!!” – o setor pecuário cada vez mais torna-se receptivo a mudanças, mais sem dúvida os resistentes ainda são parcela importante da pecuária nacional.

  4. Zenia Aranha da Silveira disse:

    Mariazinha é sem dúvida uma grande guerreira. Tudo que falou nesta entrevista está correto e a Comissão de Produtoras Rurais da Farsul tem grande admiração por ela, tanto que lhe concedeu o “Troféu Destaque Feminino Rural” em 2011. Zenia Aranha da Silveira

  5. Francisco Eduardo Bernal Simões disse:

    D. Maria, parabéns pelo trabalho e pelos resultados. Continue assim sendo um grande exemplo de dedicação e competência.

    Francisco Eduardo Bernal simões

  6. Osvaldo Chibiaque de Lima disse:

    Belo exemplo de fé e crença no trabalho. Seria bom que todos lessem essa entrevista, de forma especial os que não conseguem se entusiasmar com nada. O Brasil é um belo país, mas, fundamentalmente temos que trabalhar e muito para obtermos resultados diferentes. Parabéns pela sua visão, conhecimento e ensinamento, já que arrecém a Sra está com 80 anos. Obrigado pela oportunidade e ensinamento que nos empresta.

  7. Andre Fernandes Paglioli disse:

    Admiro muito a Maria.
    Conheço as adversidades que ela e sua filha passaram frente aos negócios.
    Sempre entusiasmada, com espirito jovem e empreendedor. O sucesso foi consequencia natural desta lutadora. O Premio recebido faz jus a esta longa jornada de trabalho !
    Parabéns Maria e a todos que participam junto contigo!

  8. Fernando Costabeber disse:

    Que belo “puxão de orelha”, dona Mariazinha. Se nós gaúchos não acordarmos, perderemos nossos campos para a agricultura e viraremos comedores de carne do norte do país.
    Sabedoria rara, de alguém que soube aliar inteligencia e experiencia.

  9. Regina Costa Santana disse:

    Exemplo fantástico de determinação ,garra ,entusiasmo, competência…
    Tenho sessenta e estou acordando agora acreditando muito que ainda dá tempo sim.
    Parabéns, por tudo de bom que carrega nessa alma de “guerreira” sra Maria José !

    Regina Costa Santana

  10. Elir de Oliveira disse:

    Parabéns, D. Maria José.
    Um exemplo de vida e profissional para todos.

  11. Marcelo Seixas Trentin disse:

    Parabéns Dra Maria José! É lendo entrevistas como as da senhora que temos a certeza de que estamos indo para o caminho certo. Sou Leiloeiro Rural, e nunca poderia deixar de ler um pouco de relatos de pessoas sábias como a senhora. Isso muito auxilia na minha profissão. Gostei muito quando colocaste que seu trabalho com a pecuária aproximou-se com o resultado da agricultura. Isso é porque a pecuária é levada a sério, e é natural que ela responda também de maneira séria, porque é realmente uma atividade com retorno garantido onde bem explorada.

  12. Diego Ecco disse:

    Parabéns, um bom exemplo para os pecuaristas tradicionalista, mudanças são necessárias.

  13. Goreti E. Kraide disse:

    Parabéns , mostra que é possível ser ativa no mercado enquanto tiver prazer e alegria no coração.

plugins premium WordPress