Categories: Gerenciamento

Cadeia produtiva da carne

O Brasil tem o maior rebanho comercial do mundo. A atividade pecuária é desenvolvida em dois milhões de propriedades, sendo que, para cada três hectares ocupados com atividade rural, dois são com pecuária, segundo dados do IBGE. É a única atividade agropecuária exercida no país inteiro. Pode-se dizer que a pecuária brasileira é sempre de corte, pois se tem o privilégio de transformar todas as vacas leiteiras e os machos leiteiros em carne, e os bezerros leiteiros em vitelos.

A pecuária é dentre todas as atividades desenvolvidas no país, a que gera o maior número de empregos. Se considerarmos os 40 mil caminhões boiadeiros que cruzam o país dia e noite, os frigoríficos e o comércio, somam-se 7,2 milhões de empregos diretos, não incluindo a indústria veterinária, os fabricantes de arame, de sal mineral, de tratores, de caminhões e etc., segundo dados da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo.

Hoje a preocupação deve ser com a cadeia produtiva. Não há mais lugar para uma concepção isolada. A produção não pode se limitar ao boi para o frigorífico. É preciso saber identificar as preferências do mercado consumidor; carne com gordura periférica ou marmorizada, peças grandes ou pequenas, carne processada ou semiprocessada, carne resfriada ou congelada.

Para uma demanda consistente, é necessário que a oferta também seja adequada e permanente. É preciso além da qualidade, quantidade e regularidade para suprir o mercado. O consumidor quer encontrar no mercado, carne com as mesmas características, qualidade e constância, caso contrario ele procurará outro produto. A pecuária moderna não vende apenas boi ao frigorífico, o que se vende é a carne certificada de um boi de qualidade, com couro limpo, sem marcas que o depreciem, de animais bem manejados, bem tratados e sanitariamente sadios, que possam ser atestados.

A certificação, juntamente com a rastreabilidade, mostram ao consumidor a sanidade e a procedência do animal que deu origem àquela carne. Através deste conceito determina-se com precisão a origem da carne que está sendo posta a venda. Demonstra o local onde o animal nasceu, onde ele foi recriado, a forma que ele foi engordado, se foi a pasto, semiconfinado ou confinado, a raça, a idade, o sexo, o peso do animal abatido, o local do abate, a inspeção que ele sofreu e os resíduos biológicos encontrados. Isto dá transparência a toda a cadeia. O conceito de cadeia produtiva é essencial e assegura ao consumidor final a qualidade desejada.

É imprescindível que se passe da condição de mero produtor, voltado apenas para dentro da porteira da fazenda, preocupado exclusivamente com a produção de bois, à condição de empresário rural. O empresário deve ser capaz de planejar, organizar, liderar e controlar o seu negócio e sua empresa agropecuária, com visão de mercado e da cadeia como um todo. “Quando não se sabe onde se quer ir, qualquer caminho pode ser tomado”. O planejamento visa estabelecer metas e objetivos, diminuir riscos e estabelecer estratégias capazes de levar a propriedade, agora empresa, ao sucesso.

Bibliografia

Monografia do curso de pós graduação em Mercado de Commodities Agropecuárias da ESALQ – USP, 1.999, por Caio Junqueira

Share

Recent Posts

Brasil registra 4.683 casos confirmados de coronavírus até 31/03

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até às 11h55 desta terça-feira (31), 4.683 casos confirmados… Read More

31 de março de 2020

Nova Zelândia: setor suíno pode sofrer crise de bem-estar animal

A decisão do governo de excluir açougueiros independentes da lista essencial de negócios causará uma… Read More

31 de março de 2020

Nova Zelândia: frigoríficos continuam abertos, mas o processamento levará mais tempo

As empresas de carne da Nova Zelândia criaram agora um conjunto de protocolos que permitirão… Read More

31 de março de 2020

JBS corta produção de carne bovina nas instalações dos EUA

A JBS USA reduzirá a produção de carne bovina por duas semanas em uma instalação… Read More

31 de março de 2020

Plataformas digitais em alta no campo

Em meio à pandemia do novo coronavírus, os serviços digitais voltados ao agronegócio têm auxiliado… Read More

31 de março de 2020

Conab adota medidas para garantir continuidade de serviços essenciais

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informa que adotou medidas para garantir a continuidade de… Read More

31 de março de 2020