Expectativa dos exportadores de carne bovina da Rússia é de que o embargo não traga prejuízos ao setor
3 de junho de 2011
Abiec diz que não há base técnica para embargo russo
3 de junho de 2011

Cade julga fusão Sadia-Perdigão na próxima quarta-feira

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão ligado ao Ministério da Justiça, julgará na próxima semana a fusão das empresas Sadia e Perdigão, que deu origem à BRF (Brasil Foods), uma das maiores companhias de alimentos do mundo. A pauta de julgamento da próxima sessão, que será no dia 8 de junho, foi publicada no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (2).

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão ligado ao Ministério da Justiça, julgará na próxima semana a fusão das empresas Sadia e Perdigão, que deu origem à BRF (Brasil Foods), uma das maiores companhias de alimentos do mundo. A pauta de julgamento da próxima sessão, que será no dia 8 de junho, foi publicada no “Diário Oficial da União” desta quinta-feira (2).

Segundo a Folha apurou, dificilmente a operação será aprovada sem nenhuma restrição. Entre as restrições avaliadas pelo Cade à operação está a venda de uma das duas marcas principais e de ativos importantes.

Nas últimas semanas, conselheiros do Cade se reuniram inúmeras vezes com representantes das empresas, que apresentaram documentos e informações sobre a fusão. No início de maio, a Procuradoria do conselho apresentou um duro parecer em que dizia que a operação gerava muita concentração de mercado e que, se não fosse encontrada algum tipo de alternativa para viabilizar a concorrência no setor, poderia ser vetada.

O Cade poderá aprovar a operação, reprovar ou ainda aprovar com restrições, determinando a venda de ativos ou outro tipo de concessão por parte das empresas.

Até o momento do julgamento, as empresas podem apresentar uma proposta de acordo em que poderiam, por exemplo, abrir mão de ativos. Se o Cade concordar, a operação seria aprovada condicionada à assinatura do compromisso. Até agora, porém, não foi negociado nenhum tipo de acordo.

A matéria é de Lorenna Rodrigues, publicada no jornal Folha de São Paulo, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress