A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a “joint venture” criada por Marfrig e ADM para atuar no mercado de proteínas vegetais.
Anunciada em maio, a parceria entre as empresas brasileira e americana resultou no anúncio da criação da PlantPlus Foods, cuja entrada em operação ainda está condicionada à aprovação do órgão anti-truste dos EUA.
O sinal verde do Cade veio após o órgão atestar que as participações de mercado de Marfrig e ADM no segmento são inferiores a 20% e que não haverá, por isso, danos concorrência no Brasil.
Como já informou o Valor, a Marfrig tem participação de 70% na PlantPlus e a ADM ficou com os 30% restantes.
A nova empresa, com sede em Chicago, é uma ampliação de uma parceria firmada em 2019, quando a ADM passou a fornecer os ingredientes vegetais que simulam sabor e textura da carne para a Marfrig produzir, em sua unidade em Várzea Grande (MT), hambúrguer vegetal e comercializar o produto no mercado brasileiro.
No Brasil, o hambúrguer vegetal continuará a ser produzido na planta matogrossense; nos EUA, onde a Marfrig ainda não atua no segmento de proteínas vegetais, a PlantPlus contará com ingredientes e aromas produzidos em unidades da ADM no país.
No varejo americano, o mercado de alternativas vegetais à carne gira quase US$ 1 bilhão por ano. Na América do Sul, foram cerca de US$ 200 milhões em 2019. Nas duas regiões, principais focos da joint venture, esse mercado tem potencial para atingir US$ 2 bilhões, conforme a ADM
Fonte: Valor Econômico.