Economista faz o cálculo da “inflação do churrasco”
13 de janeiro de 2015
Confira entrevista com Luiz Carlos Mendonça de Barros: ‘Levy é um ‘diabo’ mais inteligente’
13 de janeiro de 2015

Com baixo crescimento Brasil e Rússia poderiam sair do BRIC

A participação do Brasil e da Rússia no BRIC poderia acabar antes do final da década se os países não conseguirem reavivar suas economias enfraquecidas, de acordo com Jim O’Neill, antigo economista-chefe do Goldman Sachs Group Inc. que alcunhou o acrônimo.

O agrupamento BRIC vai arrefecer pela contração de 1,8% da Rússia e pelo crescimento de menos de 1% do Brasil, de acordo com a média das estimativas dos economistas consultados pela Bloomberg News. Projeta-se que a China cresça 7%, e a Índia, 5,5%.

O BRICs estava prosperando ainda em 2007, quando a Rússia se expandiu 8,5%, e o Brasil, mais de 6%. Desde então, o mercado altista para commodities que ajudou a impulsar o crescimento nesses países acabou, a Rússia foi atingida por sanções relativas à crise da Ucrânia, e o Brasil se debateu com um escândalo sem precedentes de corrupção que envolve a petroleira estatal.

Contudo, O’Neill projeta que o Brasil vai se expandir e que a Rússia vai se recuperar parcialmente, o que contribuirá para que a média de crescimento anual do BRICs seja de 6% nesta década – índice que continua sendo mais do que o dobro da média dos países do G7.A participação do PIB global desses países vai “aumentar bruscamente”, disse ele.

Ao contrário do Brasil e da Rússia, a China está adotando mudanças econômicas, ao passo que a Índia, depois da eleição de Narendra Modi como primeiro-ministro e de beneficiar-se pelos baixos preços do petróleo e por uma mão-de-obra jovem, poderia ter perspectivas melhores nesta década do que na anterior, disse O’Neill.

Até 2035, o BRICs será tão grande quanto o G7, ao passo que a China está em “uma posição considerável” para ser maior do que os EUA em 2027 e a Índia poderia superar a França e tornar-se a quinta maior economia do mundo até 2017, “com certeza, antes de 2020”.

Fonte: Exame, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress