CNA defende solução rápida sobre tabelamento do frete
21 de junho de 2018
CEPEA: Com maior procura, abate de animais mais jovens aumenta
21 de junho de 2018

BRF negocia a venda em bloco de parte de suas ações na Minerva

A BRF está negociando com bancos a realização de uma venda em bloco (block trade) de ações da Minerva Foods, apurou o Valor com três pessoas a par do assunto. Os bancos BTG Pactual e Morgan Stanley mantêm conversas com a dona das marcas Sadia e Perdigão para realizar a operação, mas ainda não fecharam mandato. Segundo uma das fontes, a venda em bloco poderia ocorrer já na próxima semana. Procurada, a BRF não comentou.

A BRF iniciou na primeira semana deste mês um movimento para se desfazer de parte da fatia de 11,6% que tem na Minerva Foods, o que pressionou fortemente as ações da empresa. Entre os dias 5 e 19 de junho, as ações da Minerva se desvalorizaram 20% na B3. Ontem, os papéis da Minerva se recuperam um pouco. As ações da companhia subiram 3,1%, fechando a R$ 6,61.

Uma negociação em bloco de ações contribui para amenizar uma queda dos papéis da Minerva. No caso da operação pretendida pela BRF, a expectativa é que, se a venda em bloco se concretizar, a participação da BRF na Minerva fique mais próxima de 7%. Na operação, de 8 milhões a 10 milhões de ações poderiam ser vendidas. No fim do primeiro trimestre, a BRF tinha 26 milhões de ações da Minerva Foods.

Considerando a média diária de 1,2 milhão de ações da Minerva negociadas por dia, a BRF precisaria de mais de 20 pregões para se desfazer de todos os papéis, o que demonstra o potencial de baixa para os papéis da Minerva.

Por cláusulas previstas no contrato de fornecimento de carne bovina que mantém com a Minerva, a BRF não pode se desfazer de toda a participação (a menos que quisesse perder o contrato, o que não é o caso). A BRF produz itens alimentos industrializados, como hambúrguer e almôndega, com a carne bovina comprada da Minerva.

A BRF se tornou acionista da Minerva em 2014, quando vendeu os frigoríficos de bovinos que possuía e deixou a atividade de abate de bovinos. A BRF recebeu 29 milhões de ações da Minerva pelos frigoríficos vendidos.

Na B3, as ações da BRF caíram 2,4% ontem na B3, para R$ 19,60. O Ibovespa teve valorização de 1%.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress