País pode acionar novo mecanismo da OMC contra México e UE
30 de junho de 2016
[VÍDEO] Intercorte | Entrevista com José Carlos Beckhauser e Miguel Cavalcanti
30 de junho de 2016

Brexit deve atrasar negociação de acordo entre Mercosul e UE, dizem analistas

A saída do Reino Unido da União Europeia (UE) deve atrasar as negociações do acordo de livre comércio entre o Mercosul e o bloco europeu. Além da incerteza de como será concretizado o Brexit, o bloco sul-americano também perde o apoio do Reino Unido nas negociações com a UE.

“Ainda é muito difícil prever o que vai acontecer e como será essa saída do Reino Unido da UE. O Reino Unido é importante mercado para produtos agrícolas e tem uma bandeira bastante liberal quanto ao comércio. Sai um grande aliado nas negociações e abre espaço para países mais conservadores, mais protecionistas [na agricultura], como a França. Os produtos agrícolas do Mercosul são muito competitivos e o grande x da negociação é a questão agrícola”, disse a coordenadora de comércio internacional da Barral MJorge Consultoria, Renata Amaral.

Em maio, em Bruxelas, representantes dos dois blocos trocaram ofertas de acesso a seus respectivos mercados de bens, serviços e compras governamentais. As negociações para um acordo entre Mercosul e UE acontecem desde o início dos anos 2000 e a etapa ocorrida em maio foi considerada um avanço por ser a primeira troca de ofertas entre os blocos desde 2004.

Fonte: Agência Brasil, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress