André Bartocci: os governos devem sim gastar dinheiro com rastreabilidade
23 de julho de 2013
Principais indicadores do mercado do boi – 23-07-2013
23 de julho de 2013

Breno Barros: o maior desafio da gestão na pecuária é a formação de gestores com sensibilidade no trato com pessoas

O próximo Workshop BeefPoint será sobre Gestão de pessoas na pecuária de corte. Para conhecer melhor o tema, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com gestores que têm se destacado nessa área, pelo trabalho que realizam.

Confira abaixo a entrevista com Breno Barros, coach da Agropecuária Jacarezinho e algumas fotos da propriedade.

DSCF6954 - Cópia

Breno Barros é médico veterinário (formado em 1986) e trabalhou por 7 anos com reprodução de equinos, 5 anos com reprodução de bovinos, e por 15 anos com administração de projetos em pecuária ligados a melhoramento animal.

No momento, atua como Coach na Agropecuária Jacarezinho, uma fazenda com rebanho consolidado, passando pelo desafio de produzir animais geneticamente superiores no oeste baiano. Outra atuação é na gerência pecuária da BRPEc Agropecuária, Fazenda Cristo, em Miranda – MS, trabalhando na formação de equipe, metodologia de trabalho e formação do rebanho.

BeefPoint: Há muita gente boa em gestão de pessoas, mas que não conhece esse termo. É bom em lidar com gente, tem uma equipe de alta performance, baixa rotatividade de pessoal, etc. Desde quando você se interesse sobre o tema gestão de pessoas?

Breno Barros: O bom relacionamento com companheiros de trabalho e gestão destas pessoas é uma atitude instintiva com aprimoramento técnico. É interessante trabalhar com pessoas, estimulando-as, buscando desempenho e alegria de trabalhar.

BeefPoint: O que você considera mais importante para fazer uma boa gestão de pessoas em uma fazenda de gado de corte?

Breno Barros: Independente do nível da pecuária, sua localização e ambição, é importante a escolha da equipe e a relação de confiança entre seus membros.

BeefPoint: Qual o exemplo de gestão de pessoas na pecuária, no Brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?

Breno Barros: As grandes pecuárias, principalmente as que estão na segunda ou terceira geração, muitas vezes têm um bom perfil. Acredito ser a filosofia da CFM – desde o seu início de trabalho no Brasil – a responsável pela formação de excelentes profissionais que são difusores de métodos de trabalho baseados em desempenho e meritocracia.

BeefPoint: Qual o maior desafio da gestão de pessoas na pecuária brasileira hoje?

Breno Barros: São vários, mas entendo que o maior é a formação de gestores com sensibilidade no trato com pessoas. A rotatividade, outro entrave na formação de equipes, é um grande desafio também.

BeefPoint: Em relação a gestão de pessoas, qual inovação na pecuária de corte você mais gostou dos últimos anos?

Breno Barros: A gestão de propriedades vem incorporando técnicas adaptadas de empresas de outras áreas. Não consigo apontar grandes avanços além dos que são estimulados pelos consumidores ou obrigados pela legislação.

BeefPoint: O que você implementou de diferente em gestão de pessoas em 2012-2013? O que você fez em 2012-2013 que te trouxe mais resultados?

Breno Barros: Procuro sempre o resultado positivo atrelado as melhores condições de trabalho. Trabalhamos com educação continuada para os funcionários mais graduados – menos voláteis – que consequentemente vão se capacitando e difundindo conhecimento para o nível de funcionários que tem muita rotatividade.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2013-2014, em gestão de pessoas? E porquê?

Breno Barros: Buscar formar pessoas em vez de procurá-las prontas, intensificando a educação continuada na propriedade.

BeefPoint: O que o setor poderia fazer para melhorar a gestão de pessoas na pecuária no Brasil?

Breno Barros: A formação de mão de obra qualificada parece ser deficiente e encarada de forma passiva pelos produtores. A falta de mão de obra qualificada é notada desde o gestor até o funcionário menos graduado. Seria ideal um maior comprometimento das entidades associadas e formadas por produtores rurais.

BeefPoint: Qual seu recado para produtores de gado de corte, em especial os interessados em gestão de pessoas?

Breno Barros: Para que se tenha um bom funcionário deve-se ter objetivos claros, boas condições de trabalho e confiança entre as pessoas envolvidas.

BeefPoint: O que você fez de diferente nos últimos 10 anos para conseguir melhorar o nível da sua mão de obra?

Breno Barros: A resposta ideal seria o investimento na seleção, formação e capacitação de mão de obra. Condição ideal para a família do funcionário no que diz respeito a moradia, saúde e educação; cumprimento da legislação trabalhista, remuneração adequada e por mérito.

DSC_0031

DSC_0158

DSC_0175

DSC_0184

O Workshop BeefPoint Gestão de pessoas na pecuária de corte será no dia 7 de agosto, em São Paulo.

5 Comments

  1. Eliane Slucki disse:

    Muito bom !! Parabéns pelo trabalho, Breno. Abçs

  2. Glauber A. Carvalho disse:

    Parabéns pela entrevista faz tempo que não nos falamos, mas sempre serei um grande admirador .

    ITARARÉ

  3. Guga Bianco disse:

    Formar um bom time é uma das tarefas mais difíceis da atualidade, no campo e na “rua”, como diz o povo lá da roça. Mas gostei muito da entrevista, bem detalhada.
    Também acredito que breve estaremos importando mão obra extrangeira. Ano passado veio pra uma de minhas propriedades um pecuarista colombiano conhecer o meu Simbrasil, e me relatou que veterinários venezuelanos estão vindo para o Brasil trabalhar como vaqueiros, tratoristas e inseminadores. É a vida!

  4. Maria de Lamare disse:

    Parabéns Breno !Excelentes colocações!! Grande desafio na pecuária!!Abraço!

  5. Eduardo Borba disse:

    No meu entender o Breno é a pessoa que mais sabe das “necessidades” de uma fazenda de pecuária extensiva. É incrível como ele consegue lidar com os diversos escalões da administração dentro de uma hierarquia horizontalizada. Sou seu fã incondicional.
    Foi ele que Inventou o Programa de Educação Continuada para a Pecuária. O tiro foi absolutamente certeiro. Nas fazendas onde instalamos o Programa a mudança, é absolutamente palpável.

plugins premium WordPress