Mercado Físico da Vaca – 21/09/10
21 de setembro de 2010
Mercados Futuros – 22/09/10
23 de setembro de 2010

Brazilian Hereford & Braford: presidente da ABHB apresenta consórcio de exportação ao presidente uruguaio

O presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Fernando Lopa, apresentou o consorcio de exportação Brazilian Hereford & Braford ao Presidente da República do Uruguai, José Mujica. Lopa explicou ao presidente o modelo de fomento às exportações dos produtos brasileiros, que o governo do Brasil realiza por meio da Apex-Brasil, em que recursos públicos e privados são investidos na promoção comercial brasileira e divulgação da imagem do país no exterior, sob a coordenação de entidades setoriais sem fins lucrativos.

O presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Fernando Lopa, a convite do presidente da Sociedade de Criadores de Hereford do Uruguai, Walter Elorza, apresentou o consorcio de exportação Brazilian Hereford & Braford – BHB – ao Presidente da República do Uruguai, José Mujica.

No encontro, que ocorreu durante a 105ª Exposição Agropecuária do Prado, em Montevidéu, Lopa explicou ao presidente Mujica o modelo de fomento às exportações dos produtos brasileiros, que o governo do Brasil realiza por meio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), em que recursos públicos e privados são investidos na promoção comercial brasileira e divulgação da imagem do país no exterior, sob a coordenação de entidades setoriais sem fins lucrativos.

Lopa destacou o trabalho desenvolvido na promoção da genética das raças Hereford e Braford brasileiras, por meio do BHB, em que produtores rurais, empresas de insumos, implementos e serviços agropecuários se uniram sob coordenação da ABHB, com apoio em inteligência comercial para exportação da Apex-Brasil, para levar não só a excelência genética das raças produzidas no Brasil, mas também, um pacote de soluções tecnológicas para o melhoramento da pecuária de corte aos países interessados em incrementar a produtividade dos rebanhos de corte.

Na ocasião, Lopa ressaltou a diversidade de produtos da pauta exportadora apoiados pela Apex-Brasil, explicando que a Agência trabalha para não só aumentar o volume financeiro das exportações brasileiras, mas também, para aumentar o portfólio de produtos e serviços exportados, beneficiando grandes, médias e pequenas empresas exportadoras. Lopa também destacou o modelo de sucesso de parceria entre o governo e empresas privadas.

O BHB iniciou suas atividades em agosto de 2009 e as empresas participantes do projeto exportaram cerca de US$ 3 milhões em um ano, superando em 200% a meta estabelecida para o período. Em agosto deste ano o consorcio realizou a 1ª venda de embriões da raça Braford, sendo que o negócio já corresponde a quase 60% de todas as vendas brasileiras de embriões de 2009 e, também já consolidou forte parceria para a venda de material genético e transferência de tecnologia para a Rússia.

As informações são da Associação Brasileira de Hereford e Braford, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Igor Vaz disse:

    Temos muito a aprender com os uruguayos em relação a como incentivar a produção pecuária. Primeiro grande exemplo. Vá a qualquer cidade da fronteira com o Uruguay. Vá em uma agropecuária brasileira e veja os preços dos insumos. Atravesse a fronteira a pé e vá em uma agropecuária uruguaya e veja os preços. É tudo MENOS DA METADE do preço no Brasil. Segundo exemplo, existe segurança no campo. No RS quem tem propriedade perto de rodovia, ou larga a pecuária para plantar eucaplito, ou TENTA burocraticamente comprar um revolver 38 para defender a propriedade de abgieatários pesadamente armados. No Uruguay não existe bandidagem no campo e nem MST, e o propretário rural possui 44 magnum, AR-15, não para defender a propriedade, mas para caçar javali ou veado por diversão.

    Termino com a frase do proprietário da Fazenda Ana Paula em Bagé RS destruida pelo MST em 2002: “Investi no país errado!”

    Dito e feito, ele, caminhou poucos km, atravessou a fronteira e agora investe em um país seguro, o Uruguay.

plugins premium WordPress