Peru, Singapura e Reino Unido ganharão postos de atuação de adidos agrícolas junto às representações diplomáticas brasileiras no exterior. Também foi alterado o número de vagas de adidos de três para dois na China e de dois para um na Rússia. Permanecendo o total de 25 adidos agrícolas brasileiros no exterior em 23 países, conforme determina o art. 4º do Decreto 6.464/2008.
As medidas e alteração no número de posições de adidos agrícolas estão na portaria interministerial assinada pela ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e pelo ministro Embaixador Ernesto Araújo (Relações Exteriores), publicada no Diário Oficial da União dessa quinta-feira (1º).
De acordo com a coordenadora-geral de Gestão dos Adidos Agrícolas da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SCRI/Mapa), Andressa Beig, com a inclusão do Peru, que é um país importador de produtos agrícolas brasileiros, a função do novo adido poderá ampliar ainda mais a relação entre Peru e Brasil, considerando a proximidade geográfica e o fortalecimento das relações bilaterais.
Também Singapura é um país importador de alimentos, extremamente importante e relevante para a diversificação da pauta de exportação agrícola. O adido, segundo Andressa Beig, “poderá gerar oportunidades para estabelecer negociações comerciais buscando a entrada de produtos brasileiros”. Singapura é considerada como centro comercial global sendo, inclusive, sede de grandes empresas brasileiras no setor do agronegócio.
O adido no Reino Unido poderá acompanhar as agendas de organismos internacionais sediados naquela região que representam produtos agrícolas relevantes para a economia brasileira, como a Organização Internacional do Café (ICO), que reúne os maiores produtores e consumidores mundiais deste produto; a Organização Internacional do Açúcar (OIA), que representa 87 países produtores e consumidores e tem como objetivo melhorar as condições de mercado mundial deste produto, e o Conselho Internacional dos Grãos (IGC), organização intergovernamental que tem como objetivo ampliar a cooperação internacional no comércio de grãos.
Adidos agrícolas junto às missões diplomáticas brasileiras no exterior
Fonte: Mapa.
This post was published on 5 de agosto de 2019
As exportações uruguaias de carne bovina se recuperaram no primeiro trimestre de 2021 quando comparadas… Read More
Uma equipa de investigação liderada pela Universidade Estadual do Colorado descobriu que a indústria da… Read More
As exportações mato-grossenses de carne bovina em março de 2021 aumentaram 37,7% em relação a… Read More
Na semana em que celebramos o Dia Nacional da Conservação de Solos, Mato Grosso do… Read More
A arroba do boi gordo segue em alta nos mercados físico e futuro. Quem vê… Read More
A disparada do boi e o cambaleante mercado doméstico reduziram as margens dos frigoríficos a… Read More