Mercados Futuros – 16/07/08
16 de julho de 2008
Créditos de carbono e projetos ligados ao MDL
18 de julho de 2008

Brasil tem potencial para produzir nitrogenados

Em audiência pública na Câmara dos Deputados, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, garantiu que o Brasil possui jazidas suficientes de fosfato e um grande potencial para produção de nitrogenados. "No entanto, ainda é preciso identificar e dimensionar melhor essas jazidas. No caso do potássio, o país possui grande reserva na região amazônica, que depende de mais estudos", esclareceu.

Em audiência pública na Câmara dos Deputados, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, garantiu que o Brasil possui jazidas suficientes de fosfato e um grande potencial para produção de nitrogenados. “No entanto, ainda é preciso identificar e dimensionar melhor essas jazidas. No caso do potássio, o país possui grande reserva na região amazônica, que depende de mais estudos”, esclareceu.

Ele disse ainda que é preciso mudar a legislação com relação às empresas detentoras de lavras para exploração de insumos, em especial, as que estão sem utilização há muitos anos.

Quanto à possibilidade de aumentar a produção interna de fertilizantes e reduzir a vulnerabilidade do Brasil, o ministro recomendou cautela. “Poucos países produzem e exportam esses componentes e existe um risco, em caso de grande aumento da demanda mundial e por questão de proteção de mercado”, enfatizou.

As informações são do Mapa.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress