Atacado –21-10-2015
22 de outubro de 2015
Reabertura do mercado da Arábia Saudita para carne brasileira afetará Austrália
23 de outubro de 2015

Brasil integra Aliança de Produtores de Carne Bovina

O Brasil e o Paraguai são os mais novos membros da Five Nations Beef Alliance (FNBA), que representa pecuaristas responsáveis por metade da produção e por 75% da exportação mundial de carne bovina. A inclusão dos integrantes foi aprovada durante a Conferência Anual da entidade, realizada no México. Os produtores brasileiros serão representados pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), que é membro observador da FNBA desde o ano passado, e pela Associação Nacional dos Confinadores (Assocon).

Em nota, o diretor secretário da Acrimat, Francisco Manzi, afirma que a adesão é uma conquista dos produtores brasileiros – que agora terão espaço para negociar soluções para problemas comuns com pecuaristas dos Estados Unidos, Austrália, Canadá, México e Nova Zelândia. Para a Acrimat e a Assocon, integrar a FNBA traz possibilidades para influenciar acordos comerciais internacionais, como a recém-anunciada Parceria Transpacífica (TPP, na sigla em inglês), que inclui todos os países-membros da aliança. As entidades também esperam poder coordenar ações em fóruns de referência (Codex, da FAO; OIE e Comitê SPS, da OMC), sobre medidas sanitárias e fitossanitárias.

Para o presidente da Associação de Produtores de Bovinos e Cordeiros da Nova Zelândia (Beef and Lamb New Zealand), Scott Champion, o Brasil, além de representar a América do Sul, está alinhado com as diretrizes da organização. Segundo ele, o País “realmente capturou a razão das ações da Aliança”, que busca compartilhar ideias, problemas e soluções entre os exportadores, “tentando encontrar maneiras de abordar todos os aspectos globais do setor”.

Saiba mais:

Nos últimos 3 anos, o BeefPoint ajudou o Brasil a se aproximar dessa associação que reúne as principais entidades do mundo de produtores de gado de corte.

Miguel Cavalcanti conhece a FNBA praticamente desde sua fundação e mantém contatos constantes.

No ano passado, a pedido do presidente da NCBA (maior associação de produtores de gado de corte dos EUA) e do executivo da FNBA, ajudou a Acrimat a participar pela primeira vez da reunião anual.

No encontro do ano passado, Miguel Cavalcanti, do BeefPoint e Luciano Vacari, que na época era superintendente da Acrimat participaram e palestraram no evento.

Leia o texto pós-conferência de 10 de outubro de 2014, por Miguel Cavalcanti:

Missão cumprida na 5 Nations Beef Alliance – Miguel Cavalcanti

Fonte: Estadão Conteúdo, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

1 Comment

  1. Rogério Rodrigues de Lima disse:

    Parabéns ao BeefPoint e Acrimat pela ação coordenada de buscar integração da nossa pecuária à outras potências exportadoras de carne bovina. Felizmente o setor produtivo se mobiliza no sentido de alavancar nossa exportação de carne e vai conseguindo êxito em expandir nossa abrangência de atuação como fornecedor de proteína vermelha. Muito bom!!!! Vai com tudo Acrimat! Vai com tudo BeefPoint! A pecuária precisa demais de vocês…

plugins premium WordPress