Mapa propõe sistema de alerta rápido de alimentos e rações
4 de setembro de 2015
Cepea: Receita em Reais com exportação atinge recorde
4 de setembro de 2015

Brasil exporta 8 mil toneladas de Cota Hilton à UE

De acordo com o boletim informativo do mês de agosto divulgado pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) sobre a União Europeia, entre primeiro de julho de 2014 e 30 de junho de 2015, quase 8 mil toneladas de carne bovina in natura de alta qualidade foram exportadas pelo Brasil para a União Europeia na chamada Cota Hilton. Isso significa que foram enviadas para o bloco 79,9% do total permitido pela cota, que é de 10 mil toneladas.

Esse total é quase o dobro do que havia sido exportado entre julho de 2013 e junho de 2014. Nesse período, foram embarcadas 4.078 toneladas de carne in natura pela Cota Hilton, ou seja, 40,7%.

A Argentina exportou 76% de sua cota total (que é a maior, de 30 mil toneladas). A Austrália exportou mais de 95% da cota (6.815,93 exportadas); o Uruguai exportou 99,7% de sua cota de 6,3 mil toneladas; o Paraguai cumpriu 1,2% da cota; a Nova Zelândia cumpriu 100% da cota por dois períodos seguidos e tem acesso a 1,3 mil toneladas.

Comentário BeefPoint: Sobre fazendas que produzem boi europa.

O Brasil dobrou sua exportação de carne cota Hilton para a europa no último ano, passando de 40% para 80% da cota. Ou seja, 20% da cota ainda ficou “perdida”.

Uma das coisas que eu mais me pergunto é porque ainda não foi criado uma associação de produtores Sisbov no Brasil.

O número de fazendas é relativamente pequeno, as fazendas são tecnificadas e com gestão muito acima da média Brasil. E poderiam ganhar muito mais em ações conjuntas: compras conjuntas, vendas conjuntas, e principalmente troca de experiências e tecnologias.

Se você trabalha nesse mercado e se interessa em fazer parte de um grupo assim, por favor, preencha esse formulário aqui.

Fonte: CNA, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

7 Comments

  1. Gabriel Cunha disse:

    Miguel uma pergunta, caso o Brasil cumprisse a cota em 100%, existe uma chance desta cota aumentar? E o que seria necessário ser feito para que esta cota elevasse.

    Um Grande Abraço

  2. Marcos Martins Goulart disse:

    Bom dia ! sim, quero fazer parte do grupo. Obrigado.

  3. Cilso Lindolfo da Silva disse:

    Miguel, bom dia eu sou um defensor desta União. inclusive faço comentários com pessoal do Sindicato sobre Grupo de GTE que vi acontecer no Mato Grosso do Sul, mas difícil juntar a satisfação do EGO de Todos, torço para que isso aconteça, nem que seja para melhorar o PODER de Barganha do Produtor Rural, que e muito trabalhador mas desunido demais.

  4. José Antonio Castilho disse:

    O grande problema de não aumentar o numero de produtores e até mesmo existir um grupo especifico pra essa modalidade é a falta de valorização do gado cota hilton, esse ano esta até razoavel, estão pagando em torno de 3 a 4% a mais na @, ja o ano passado quando se conseguia muito éra 1%, e com uma valorização de apenas 1% não compensa, até porque custasse mais que isso pra produzir.

  5. Ronaldo Vilela Guimarães disse:

    Acredito muito na força de ações conjuntas deste tipo e gostaria muito de participar de um grupo com estes propósitos.
    Fico no aguardo de eventual convocação para participar da formação deste grupo.
    Obrigado…………..Ronaldo

  6. Jose Ricardo Rezende disse:

    Parece uma boa ideia. Tenho interesse.

  7. Rômulo Rogério Canhete disse:

    Nos meses de Julho e Agosto frigoríficos de Goiás não estavam pagando pelo animal Europa e Hilton, pois, alguns estavam matando bois de trava realizada anteriormente. Assim, diversos produtores acabaram matando animais inclusive Hilton em frigoríficos não exportador, acarretando enorme insatisfação em planejar, realizar e manter um trabalho diferenciado no Hilton por meses ou anos e na hora do Abate ouvir do frigorifico que não estava comprando nem hilton nem europa.

plugins premium WordPress