Preço do frango vivo atinge o maior valor desde novembro em São Paulo
2 de abril de 2014
Tradings preveem China mais ativa no mercado de commodities
2 de abril de 2014

Brasil em alerta com doença de suíno nos EUA

A indústria brasileira de carne suína solicitou ao Ministério da Agricultura a suspensão temporária das importações de suínos vivos (reprodutores), material genético e plasma de suínos dos Estados Unidos, numa medida para tentar proteger o Brasil do vírus da diarreia epidêmica suína (PED, na sigla em inglês), que atinge o rebanho americano.

Mais comum na Ásia e em países do Leste Europeu, a doença apareceu nos EUA pela primeira vez em maio do ano passado e vem se espalhando rapidamente. Até então, o vírus nunca havia se manifestado no continente americano.

Em relatório divulgado na semana passada, o Rabobank informou que o vírus já afetou cerca de 60% do rebanho suíno reprodutor dos EUA e quase 30% do rebanho mexicano. Ainda conforme o banco holandês, a doença também começa a atingir o Canadá.

“Pedimos a suspensão temporária das importações, até que todas as dúvidas sejam esclarecidas. É uma medida de prevenção para evitar que o setor de suínos seja envolvido” – afirma Rui Vargas, vice-presidente do segmento de suínos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Fonte: Jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress