Entrada de carne uruguaia no Japão será “processo curto”
13 de novembro de 2015
Mato Grosso dá o ‘ponta pé’ na discussão por melhorias na pecuária brasileira em audiência pública no Senado
13 de novembro de 2015

Brasil e Austrália esquentam competição agropecuária em missões oficiais à Ásia

Brasil e Austrália acirram a competição no mercado da Ásia. A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, e o ministro australiano, Barnaby Joyce, lideram nesta semana missões oficiais ao continente, de olho na expansão da demanda por produtos agropecuários, sobretudo no mercado chinês, e em oportunidades de cooperação.

A China foi a primeira parada na expedição de cinco dias realizada por Joyce. A Austrália deve oficializar em breve um acordo de livre comércio com o país.  Os mesmos representantes se sentam à mesa com Kátia Abreu no dia 17, para negociar a habilitação de mais frigoríficos brasileiros à exportação.

O ministro da Austrália deixa a China rumo à Coreia do Sul, onde permanece até o sábado, e depois visita o Japão, encerrando viagem em 16 de novembro. Camberra, Tóquio e Seul são signatários da recém-firmada Parceria Transpacífica (TPP, na sigla em inglês). Kátia Abreu não vai passar por Tóquio nem por Seul, mas mantém os mercados no radar. Com a abertura do mercado norte-americano à carne bovina in natura, que só deve se concretizar no ano que vem, espera-se que Japão e Coreia do Sul sigam a brecha aberta por Washington.

Fonte: Estado de Minas, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress